21/03/2017

Impressora 3D constrói casa por 10.000 dólares


A construção de casas poderá estar prestes a ser revolucionada com o crescimento das técnicas de impressão a 3D. A Apis Cor, uma companhia especializada na produção de edifícios – esse é aliás o seu lema – concluiu a sua primeira casa impressa em 3D, na região de Stupino, perto de Moscovo, na Rússia.

Apesar das temperaturas muito baixas da região, em redor dos 35 graus negativos, a construção da casa decorreu no mês de dezembro num período de apenas 24 horas. A casa, no entanto, com 38 metros quadrados, tem tudo o que uma habitação comum tem: casa de banho, cozinha e corredor de entrada.


Para produzir os diversos componentes da casa, a Apis Cor recorreu a uma impressora portátil (que começou pelas paredes e que depois foi retirada através de uma grua para que os trabalhadores pudessem concluir a obra), traduzindo o custo total de todo o empreendimento em 10.134 dólares, incluindo já todos os materiais e o mobiliário.

A impressora utilizada tem uma dimensão compacta e não necessita de preparação antes do início da obra, uma vez que tem um sistema de estabilização automático. Já o isolamento térmico ficou a cargo de materiais da TechnoNICOL, que também ajudou na produção do teto, construído de forma plana.

Apesar de o custo já ser baixo, a empresa estima que os custos podem ser ainda mais baixos no futuro, sendo que, atualmente, são já 70 por cento menos dispendiosas do que os de uma casa tradicional.

(Via Motor24)

INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

0 comentários: