03/05/2017

Para crianças, família é um lugar de afeto, onde o amor é o mais importante


Para mais de 100 crianças questionadas, família é o espaço de afetos, onde o amor que as une é mais importante do que qualquer outra das suas caraterísticas. A experiência deu origem a um livro escrito por duas psicólogas.

Existem crianças que vivem com ambos os pais. Algumas têm a casa do pai e a casa da mãe. Outras vivem com avós, tios e primos. Outras são adotadas e vivem em famílias de acolhimento. Alguns têm duas mães, outros têm dois pais. Existe uma grande diversidade familiar!

Mas como as crianças definem o que é família? O que elas acham que ajuda uma família a ser feliz? Foi atrás destas respostas que as psicólogas portuguesas Susana Amorim e Rute Agulhas questionaram mais de 100 crianças, entre 6 e 12 anos, todas de Portugal, contando também com a colaboração e auxílio de cinco entidades portuguesas¹.

A experiência originou o livro “Álbum de Famílias. Todas Diferentes e Especiais”, que pretende ajudar pais e professores a explicar aos pequenos a diversidade familiar. O livro será lançado amanhã, 04 de maio de 2017, em Lisboa, Portugal.

A história do livro

O que é uma família? O que ajuda uma família a ser feliz? Estas são as perguntas que a Esperança, personagem do livro, colocou aos seus colegas, desafiada pela professora a refletir sobre a diversidade das famílias atuais. Com as respostas, a Esperança fez um álbum muito especial sobre crianças que vivem com ambos os pais, ou apenas com um deles; crianças que alternam entre a casa da mãe e a casa do pai, ou que vivem com outros familiares; crianças acolhidas em famílias ou em instituições; crianças adotadas ou que têm dois pais ou duas mães.

Ao lê-lo, perceberás que todas as famílias são muito diferentes, mas têm uma coisa em comum: o espaço de afetos, onde o amor que as une é mais importante do que qualquer outra das suas caraterísticas.
Lançamento: acontece no dia 4 de maio às 18h00 no Auditório da União de Associações do Comércio e Serviços (Rua Castilho 14, Lisboa - Portugal). O livro é apresentado por Daniel Sampaio.

Texto: Susana Amorim e Rute Agulhas

Ilustração: Inês do Carmo

Mais informações sobre o livrohttp://www.booksmile.pt/livros/album-de-familias

¹-Assistência Infantil de Santa Isabel; Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos; Grupo Famílias Arco-Íris da Associação ILGA Portugal; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; SFRAA / Quinta de S. Miguel — Casa de Acolhimento Temporário.

INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.