43% dos estudantes de ensino médio participam de movimentos sociais

Movimento Todos pela Educação ouviu jovens com idade para estar nessa etapa de ensino a respeito de sua atuação política e descobriu ...


Movimento Todos pela Educação ouviu jovens com idade para estar nessa etapa de ensino a respeito de sua atuação política e descobriu ainda que 8% deles estão ligados a pelo menos três iniciativas


A pesquisa “Repensar o Ensino Médio”, mais recente publicação do Movimento Todos Pela Educação, aponta que 43% dos jovens em idade para estar nessa etapa de ensino participaram no último ano de algum movimento social, como manifestação pública, abaixo-assinado, greve, debates, atividades em grupos religiosos ou voluntariado. Uma parcela de 8% se mostra ainda mais engajada e atua em pelo menos três iniciativas.

Apesar dos trabalhos de campo terem sido feitos entre os meses de setembro e novembro de 2016, quando os movimentos de ocupação já haviam arrefecido, a amostra 1.551 jovens de 15 a 19 anos da pesquisa mostra que o jovem está disposto a se posicionar e questionar o mundo a sua volta, segundo afirma Carolina Fernandes, coordenadora de relações institucionais do movimento. “Mais que os 43%, esse número é um sinal que o estudante reivindica participação no movimento estudantil dentro da escola, que precisa se reorganizar para abrir esses espaços de diálogo. A escola tem que ser começo de tudo, entender as demandas e se colocar à disposição para que o aluno continue a ter essa vontade de participar por toda sua vida”, afirma.

O relatório do Todos Pela Educação coloca esse cenário de potencial engajamento dos alunos como relevante para o fortalecimento das instituições democráticas da escola e para que novos mecanismos de participação orgânica sejam criados, de como previsto no PNE (Plano Nacional de Educação).

Dentro desse universo que questiona a realidade escolar ou o mundo a sua volta, a forma de atuação é bastante diversa. O relatório aponta que a taxa de participação é bastante elevada entre os jovens da classe A, menor entre os jovens da classe C e se eleva conforme a idade. Em outro comparativo, estudantes de escola pública dizem participar mais de manifestações e greve, enquanto seus pares no ensino privado se engajam mais em abaixo-assinados e debates sobre temas de interesse público. “Alunos de escola pública são expostos a mais manifestações e têm que batalhar mais que o de escola particular”, diz Carolina.

Visão do estudante sobre o trabalho do professor

Quando perguntados a respeito do trabalho do professor, os jovens ouvidos pelo Todos Pela Educação dizem valorizar o docente que demonstra paixão pela profissão, que não desiste diante da dificuldades dos alunos e que cobra comprometimento da turma.

Ao mesmo tempo, esses jovens se dizem menos satisfeitos com o trabalho que é desenvolvido pelo professor em promover visitas culturais e quando a tecnologia é usada em sala de aula. Essa, aliás, é uma das questões trabalhadas na Série Formação de Professores, do Porvir, que tratou dos principais desafios à carreira docente.

De modo parecido com o que detectou a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, os estudantes manifestam aqui um desejo de ter um aprendizado mais conectado com a prática, apesar de valorizarem o trabalho que é feito com direcionamento das aulas à aprovação no vestibular.



(Via Vinícius de Oliveira)
VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: 43% dos estudantes de ensino médio participam de movimentos sociais
43% dos estudantes de ensino médio participam de movimentos sociais
https://2.bp.blogspot.com/--8jhTIfzje0/WUkM5l5IpbI/AAAAAAAAOSc/JCNA-_OqIOEegy_Nn0LtXTpotKz9ESvnwCK4BGAYYCw/s640/512.jpg
https://2.bp.blogspot.com/--8jhTIfzje0/WUkM5l5IpbI/AAAAAAAAOSc/JCNA-_OqIOEegy_Nn0LtXTpotKz9ESvnwCK4BGAYYCw/s72-c/512.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/06/43-dos-estudantes-de-ensino-medio.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/06/43-dos-estudantes-de-ensino-medio.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy