Brasileiro cria tratamento contra doença que afeta principalmente mulheres: bruxismo

Considerada uma das principais causas da dor de cabeça na região temporal, o dispositivo criado pelo Dr. Alain Haggiag não é invasivo, ...

Considerada uma das principais causas da dor de cabeça na região temporal, o dispositivo criado pelo Dr. Alain Haggiag não é invasivo, nem medicamentoso e reverte o bruxismo diurno, que afeta principalmente mulheres

O tratamento é resultado de anos de pesquisa do Dr. Haggiag, mostrando que o bruxismo diurno é um dos fatores de risco mais importantes para o aparecimento das cefaleias e distúrbios na face. Porém, é difícil de ser diagnosticado e tratado. “Perguntar é a única forma de descobrir, e o paciente muitas vezes não consegue identificar o problema”, explica. 

Dores nas têmporas e na cervical, problemas na mandíbula, tonturas e zumbidos são alguns dos principais sintomas do bruxismo, ato de apertar ou encostar os dentes com frequência, que afeta mais de 100 milhões de brasileiros (70% mulheres). O tratamento mais comum é o emprego de analgésicos e placas de resina que, na verdade, não atacam o cerne da doença. Para mudar esse quadro, o dentista Alain Haggiag desenvolveu um método não invasivo e nem medicamentoso, que foca no aspecto comportamental do bruxismo de vigília, tipo diurno da condição e pouco explorado pela Medicina.

O procedimento emprega o DIVA® (Dispositivo Interoclusal de Vigília). Colocado entre os dentes posteriores do paciente, ele monitora em tempo real a contração muscular e a frequência com que os dentes encostam uns nos outros e se baseia nas técnicas de biofeedback para reversão de hábitos: sempre que a pessoa está na iminência de repetir o movimento, o dispositivo o avisa e, com o uso constante, reeduca-se esse hábito.

O dispositivo é utilizado em horário integral – não atrapalha nenhuma atividade, como sorrir ou falar –, sendo retirado apenas nas refeições e durante o sono. O tratamento dura, em média, 90 dias, com retornos programados durante o período. Ao término, espera-se que o paciente já consiga controlar de forma autônoma o encostamento dentário e, caso este persista, é aconselhado o uso pontual, por exemplo, em momentos de grande estresse. 

“Por isso, é eficiente: nós atacamos a causa do problema por meio da mudança de hábito”, comenta o especialista. Segundo pesquisa realizada com 62 pessoas, todos apresentaram melhora de mais de 60% nas dores após uma semana com o DIVA®. Esse índice aumentou para 86% ao final do ciclo dos 90 dias.

Fim das dores e do “bigode chinês”

Lilian Senna sofria com dores frequentes na cabeça e na nuca e, por muitos anos, fez uso de medicamentos (analgésicos, relaxante muscular e outros) e utilizou as placas acrílicas comuns, que geravam desconfortos e estragavam conforme o uso. Com o Dr. Haggiag, a administradora descobriu que tinha bruxismo de vigília e colocou o DIVA®. “Até fazer a primeira consulta, não sabia que o natural é que, em repouso, os dentes não se toquem”, conta. Logo no primeiro dia, Lilian já percebeu resultados e, agora, após três meses do término do tratamento, usa o dispositivo só quando está mais tensa. “Minhas dores melhoraram muito, e até o ‘bigode chinês’ sumiu!”, brinca.

O Dr. Haggiag frisa que o bruxismo de vigília é muito associado ao estresse e que tratá-lo é fundamental para uma maior qualidade de vida. “Uma dor que perdure por mais de seis meses, na Medicina, já é considerada sofrimento, interferindo na produtividade e nos relacionamentos. Reduzir seus impactos é investir no bem-estar”, conclui o dentista. 

Dr. Alain Haggiag - Dentista com 20 anos de experiência, formado pela USP, pós-graduado em DTM e Dor Oro-Facial pela Universidade de Paris e pela Faculdade de Medicina da USP, e membro da SBED e SBDOF. Em 2004, durante a pós-graduação, começou a pesquisar e desenvolver um tratamento inovador para o bruxismo de vigília por meio do uso do DIVA® (Dispositivo Interoclusal de Vigília). www.doresdaface.com.br.

VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Brasileiro cria tratamento contra doença que afeta principalmente mulheres: bruxismo
Brasileiro cria tratamento contra doença que afeta principalmente mulheres: bruxismo
https://4.bp.blogspot.com/-3_V25TliO4s/WUmE69mhmWI/AAAAAAAAOTc/07C8LOX39dofXqDaKTLYEmoPEpoq_XyZwCK4BGAYYCw/s640/unnamed.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-3_V25TliO4s/WUmE69mhmWI/AAAAAAAAOTc/07C8LOX39dofXqDaKTLYEmoPEpoq_XyZwCK4BGAYYCw/s72-c/unnamed.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/06/brasileiro-cria-tratamento-contra.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/06/brasileiro-cria-tratamento-contra.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy