Por que a internet não nos leva de volta aos anos 60?

Os anos 60: referência histórica na cultura mundial como uma época de ebulição de ideias, de efervescência criativa. Os exemplos são t...


Os anos 60: referência histórica na cultura mundial como uma época de ebulição de ideias, de efervescência criativa. Os exemplos são tantos que é impossível citar todos. Mas não significa que outras épocas não foram significativas também.

Os computadores e a internet nos trouxeram à era da informação e do conhecimento. Comunicar-se hoje é realmente muito mais fácil. Estamos rodeados de 'sabedoria' como nunca estivemos na história humana. E temos fácil acesso em qualquer hora e qualquer lugar. 

Por esta facilidade aparentemente disponível, deveríamos viver criando novas teorias e pensamentos continuamente, por todos os lados e cantos. Poderíamos viver uma efervescência criativa semelhante à década de 1960. Posso estar errado, mas minha impressão é que, ao menos no Brasil, vivemos um aumento de conservadorismo, linchamento virtual e fanatismo político e social.

Mundo afora, manchetes como Mortes por 'overdose' de drogas aumentam na Europa e são já 700 por mês também preocupam. Não que na década de 60 não existisse overdose, mas o acesso a informação que temos hoje e a experiência de tempos passados poderiam evitar notícias assim: OMS registra aumento de casos de depressão em todo o mundo.

De algum modo, todas as facilidades que a tecnologia nos trouxe não estão evitando nossa parcial falência enquanto ser social e humano. As guerras ao redor do planeta ainda são muitas e as barbáries continuam: Sobreviventes do ataque químico na Síria: “Respirava-se morte”.

Em geral, quando circulamos pelas redes sociais, o que vemos é um amontoado de pessoas 'virtuais' ditando regras, comportamentos e pensamentos aos outros. Repetindo teorias, ideologias e religiões na velocidade da luz. Os algoritmos das redes e mídias sociais e do Google acabam privilegiando mais do mesmo: Como funcionam os algoritmos do Facebook, Twitter e Instagram

O objetivo destes, claro, é comercial, é capital. Num ambiente que tende à diversidade, como o mundo virtual, é melhor que se veja sempre mais do mesmo, que só cheguem até você ideias parecidas com as que você já têm. Assim, você permanecerá mais tempo usando estas redes sociais e expressando ideias e desejos para um grupo de pessoas que também já as possuem: você se sente em 'casa'.

O ser humano tende a se afastar dos elementos que lhe pedem alguma mudança, seja de pensamento, cultura ou ação. Ao menos num primeiro momento, nossa tendência é resistir para permanecer igual: Medo de mudança é comum, mas pode atrapalhar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Temos hoje as mais fantásticas ferramentas para criação, muitas delas gratuitas, mas em pouco ou quase nada conseguimos superar os nossos antepassados: seja nas artes, na filosofia, na política. Mundo afora ainda vemos problemas básicos como fome, analfabetismo, desemprego, saneamento básico, saúde, genocídio e muitos outros acentuando-se em muitas regiões.

Parece-me que pouco aproveitamos da capacidade que temos de se readaptar e inventar e compartilhar novas soluções. Temos impressoras 3D, por exemplo. Transporte público é um problema? Poderíamos nos organizar e imprimir bicicletas. Sei lá. Está difícil lançar seu livro por uma grande editora? Por que não se reunir com outros e criar uma cooperativa?

É possível fazer a diferença: em mutirão, moradores constroem com R$ 5.000 ponte orçada em R$ 270 mil. Mas para isso teríamos que abandonar nossa egolatria, nosso egoísmo, para nos unirmos aos nossos semelhantes. Penso que esta seja nossa maior dificuldade.

Por que a internet não nos leva de volta aos anos 60, de volta para a efervescência criativa, para a ebulição de movimentos sociais dedicados a construir um mundo melhor? Por que é tão difícil compartilhar e ajudar e respeitar ao próximo? Posso estar errado novamente, mas penso que a descrença seja algo estimulado pelas mídias e pelo marketing, de modo geral. Descrentes, permanecemos com medo, isolados e compartilhando mais do mesmo. E isso tudo é apenas uma reflexão.

(Via Marcelo D'Amico)


VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Por que a internet não nos leva de volta aos anos 60?
Por que a internet não nos leva de volta aos anos 60?
https://1.bp.blogspot.com/-MkrD2d9JDqI/WTamUinm6LI/AAAAAAAAOL8/imvo2jSXBc0qWvUbOedc4tbhBIuojjU8ACK4B/s640/sixties-2101930_960_720.png
https://1.bp.blogspot.com/-MkrD2d9JDqI/WTamUinm6LI/AAAAAAAAOL8/imvo2jSXBc0qWvUbOedc4tbhBIuojjU8ACK4B/s72-c/sixties-2101930_960_720.png
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/06/por-que-internet-nao-nos-leva-de-volta.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/06/por-que-internet-nao-nos-leva-de-volta.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy