WhatsApp: Brasil é único no mundo a questionar legalidade da criptografia

O fundador do WhatsApp, Brian Acton, pisa nesta sexta-feira, 02/06, no Supremo Tribunal Federal, para defender o direito de a empresa ame...

O fundador do WhatsApp, Brian Acton, pisa nesta sexta-feira, 02/06, no Supremo Tribunal Federal, para defender o direito de a empresa americana oferecer um serviço de mensagens criptografadas no Brasil. Segundo os responsáveis pelo aplicativo, não é só por aqui que ele chega a uma corte suprema, mas é o único país onde o que está em discussão é o próprio direito ao uso de criptografia.

“Há muito debate ao redor do mundo, mas o Brasil é único nessa questão da criptografia, com o assunto tendo chegado a Suprema Corte. Não temos isso em nenhum outro lugar. Temos [discussão na suprema corte] na Índia, mas não relacionada à criptografia”, diz o chefe jurídico do app, Mark Khan.

Nesta semana que antecede a audiência pública no STF, a empresa reuniu jornalistas em São Paulo e em Brasília para apresentar seu caso: a criptografia é inerente ao Whatsapp, inseparável. O sistema foi desenvolvido de forma que não é tecnicamente possível “grampear” a troca de mensagens ou mesmo recuperar arquivos de conversas. Mas o ponto que pretende ressaltar é que a criptografia é legal no Brasil e que bloquear o app fere direitos constitucionais. “É caso de constitucionalidade do bloqueio, que é um remédio desproporcional”, completa.

Na parte técnica, o gerente de desenvolvimento de software do app, Ehren Kret, reforça o que pelo menos parte da polícia, Ministério Público e Judiciário brasileiros ainda parece duvidar, que o Whatsapp não tem como entregar aquilo que não consegue acessar.

“É como se fosse uma conversa em um quarto sem microfones, sem câmeras. Uma chave [criptográfica] privada é criada a cada mensagem. Chaves públicas são trocadas para estabelecer uma sessão de conversa. Mas só com a sua chave privada é possível abrir as mensagens que foram recebidas. Não temos habilidade de ‘decriptar’ ou interceptar mensagens em trânsito. Não somos capazes porque não temos as chaves que ficam nos telefones de cada um”, afirma.

Da mesma forma, Kret sustenta que também não é possível grampear, ou “espelhar” as conversas, como pede a polícia em ao menos um dos processos criminais que ensejaram uma das três ordens de bloqueio ao app já conferidas no Brasil. “Para replicar mensagem haveria notificações para quem está participando da conversa, ela seria vista por quem está efetivamente trocando as mensagens, notificações de que a identificação de uma das pessoas mudou.”

Ele também diz que seria tecnicamente inviável a criação de um backdoor secreto, a ser usado somente pelas autoridades para terem como acessar mensagens de eventuais suspeitos. “Não é possível criar uma backdoor só para um. Backdoors enfraquecem a criptografia para todos. Além disso, qualquer mudança enfraquece nosso sistema e seria detectada rapidamente por engenharia reversa. Não é possível fazer um backdoor secreto no Whatsapp.”

(Via Convergência Digital)

VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: WhatsApp: Brasil é único no mundo a questionar legalidade da criptografia
WhatsApp: Brasil é único no mundo a questionar legalidade da criptografia
https://1.bp.blogspot.com/-72p4GuLqmYw/WTFJZgjHWRI/AAAAAAAAOHE/wK9bp78Y_GwCRbXpcOlsvuIW9U6Lu1xEwCK4B/s640/whatsapp-2317203_960_720.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-72p4GuLqmYw/WTFJZgjHWRI/AAAAAAAAOHE/wK9bp78Y_GwCRbXpcOlsvuIW9U6Lu1xEwCK4B/s72-c/whatsapp-2317203_960_720.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/06/whatsapp-brasil-e-unico-no-mundo.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/06/whatsapp-brasil-e-unico-no-mundo.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy