06/07/2017

Estreia: 87 filmes no Festival de Cinema Temático LGBT no Rio de Janeiro

O #ComunicaTudo apoia e divulga o Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema desde 2011, a primeira edição

Entre os dias 6 e 16 de julho, vai rolar na cidade maravilhosa o Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema, maior festival de cinema LGBT da cidade. Nesta edição, haverá a estreia do documentário sobre Luana Muniz, mostra de curtas cariocas, mostra de filmes espanhóis, curtas de terror e estreias de filmes brasileiros e internacionais.

O filme de abertura deste sétimo ano do festival é Luana Muniz - Filha da Lua, de Rian Córdova e Leonardo Menezes. O documentário narra a história da famosa travesti, que criou polêmica ao usar o bordão “Travesti não é bagunça” na TV e por sua aproximação inusitada com o Padre Fábio de Melo. A estreia está marcada para o dia 6 de julho às 20:00 no Cine Odeon, como uma grande homenagem à eterna Rainha da Lapa, que faleceu em maio. A sessão será apresentada por Gazelle Paulo.

Luana Muniz - Foto: Guilherme Correa/Divulgação

A programação inclui a estreia de longas internacionais, como o filme Something Like Summer. Neste romance musical, Ben é o único cara na sua escola no Texas que está fora do armário. O bullying o impede de perseguir seu sonho de ser cantor. Então ele conhece Tim, um atleta com seus próprios segredos. Esta é a história de amor verdadeiro contada ao longo de uma alguns anos, da estranha adolescência até a dolorosa idade adulta.

Something Like Summer - Imagem: Divulgação

Entre as estreias de filmes nacionais, o destaque é A Cidade do Futuro, que fala sobre um trio que formará uma família fora dos padrões em Serra do Ramalho, no interior da Bahia.

A Cidade do Futuro - Imagem: Divulgação

Outro destaque nacional é o documentário Lampião da Esquina, sobre o jornal “Lampião”, criado em 1978, em plena ditadura, por um grupo de jornalistas e escritores do Rio e de São Paulo para retratar o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, inclusive a sexualidade.

Lampião da Esquina - Imagem: Divulgação

O festival terá também a mostra retrospectiva de longas espanhóis de diversos anos e os programas de curtas: Curtas CARIOCA que reunirá os diretores e seus filmes numa sessão especial apresentada por David Sereio, na sexta-feira, dia 7 de julho às 20:00 no Cine Odeon. Curtas TERROR, sessão única com os filmes de terror e comédia assustadora mais macabros do festival. Curtas EXPERIMENTAL, com filmes queer e os mais inusitados atualmente. E nesta edição, mais três especiais entram para o festival: Curtas ITÁLIA (presença do diretor italiano Giuseppe Bucci), Curtas ARGENTINA e Curtas PERNAMBUCO.  

Entre os destaques dos curtas, o premiado Lugares de Medo e Ódiodocumentário de Alexandre Nakahara que mostra cinco pessoas diferentes contando histórias traumáticas que passaram por conta do preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Lugares de Medo e Ódio - Imagem: Divulgação

Para conferir a programação completa, é só acessar aqui o site oficial. O festival acontecerá de 6 a 16 de julho de 2017 no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Centro Cultural Justiça Federal, no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, no Cine Arte UFF e no Cine Joia. Imperdível! ;)


VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.