Roadtrip de 11 dias na Itália

A Itália certamente é um dos países que recebem a maior quantidade de turistas todo ano. Seja pela comida, pela arquitetura ou pelo clima...


A Itália certamente é um dos países que recebem a maior quantidade de turistas todo ano. Seja pela comida, pela arquitetura ou pelo clima, este país maravilhoso merece ser explorado de A a Z e a melhor maneira de fazê-lo é de carro. Isso mesmo, uma roadtrip!

Além de compartilhar minha experiência de 11 dias de carro pela Itália, acrescentarei algumas opções de cidades para quem tiver mais dias.

O roteiro que fizemos passou pelas seguintes cidades:
  1. Veneza
  2. Pádua
  3. Verona
  4. Ferrara
  5. Bolonha
  6. Florença
  7. Pisa
  8. Lucca
  9. Volterra
  10. Roma
  11. Nápoles
  12. Pompéia

Estão em negrito apenas as cidades em que dormimos. As demais, visitamos de carro, sem nos hospedar. É claro que a Itália possui muitas outras cidades incríveis, mas, como nossa viagem havia começado em Londres, acabamos encaixando, nos 16 dias totais da viagem, aquelas que consideramos mais importantes.

Como alugar um carro na Itália?

A primeira questão que uma roadtrip em qualquer país estrangeiro gera é como alugar um carro. Na verdade, é bem simples. A única coisa mais complicada é que você precisa ter tirado, ainda no Brasil, uma permissão internacional para dirigir (PID). Para conseguí-lo, basta fazer o requerimento no site do Detran, pagar uma taxa (de aproximadamente 250 reais) e a PID chegará na sua casa. Há também a opção de retirar o documento no próprio Detran. Como este documento vale por 180 dias fora do Brasil, deve ser apresentado junto do passaporte ou visa, caso peçam.

Uma vez solicitada a PID, o que você precisa fazer é pesquisar a empresa de aluguel de carros que você mais gostar e anotar seu endereço na cidade onde pegará o carro. No nosso caso, optamos pela Maggiore e pegamos o carro em Veneza para devolvê-lo em Roma.

Quanto custa o aluguel?

Depende do carro. Você precisa acessar o site onde pretende alugar o veículo para ver os modelos disponíveis de acordo com a sua necessidade (número de pessoas, quantidade de malas e de dias). Não se esqueça de pedir um carro que venha com GPS ou de perguntar se eles possuem aqueles avulsos para aluguel. Caso contrário, terá que usar o gps do celular e comprar um chip com internet. Há opções para todos os bolsos, mas, certamente, é uma opção mais barata do que realizar o mesmo percurso de trem.

Como funciona o pedágio?

Os pedágios na Itália são bem engraçados. Existe dois tipos de pedágio na Itália: 1-) um em que se paga na hora pela taxa informada na cabine; 2-) outro que ‘cospe’ um bilhete do guichê, que calculará o valor a pagar referente ao trecho percorrido.

Quanto ao próprio pedágio, se pego desavisado, você pode ficar bem confuso quanto à qual cabine escolher, exatamente como nós ficamos. Existem 3 meios de pagamento: 1-) TELEPASS (placa amarela): o equivalente italiano do nosso Sem Parar, portanto, não use este; 2-) CARTE (placa azul): para pagamento em cartão (para saber quais são aceitos, deve-se checar a placa próxima ao guichê); 3-) CONTANTI (placa branca): para pagamento em dinheiro.

Por onde começar?

Escolha uma cidade ao extremo norte ou extremo sul da Itália, dependendo da rota que desejar fazer. Caso você pretenda começar na Itália e depois ir para outros países mais ao norte, comece sua viagem por Roma. Caso contrário, o caminho mais adequado é iniciar por Milão ou Veneza, bem ao norte, e ir descendo. Nós optamos por Veneza, pois não visitamos Milão nesta ocasião.

O roteiro

Dias 1 e 2: chegamos de avião em Veneza à noite. Tivemos o dia seguinte inteiro na cidade, como eu já citei anteriormente. E, na manhã seguinte, pegamos o carro na Maggiore às 08h30 para seguir viagem. Neste dia, visitamos Pádua, Verona, Ferrara e chegamos em Bolonha, onde nos hospedaríamos.

Chegamos em Pádua às 09h30, onde ficamos cerca de 2 horas. 


É o suficiente para uma visita super rápida, mas que já fornece uma bela impressão da cidade, que é bastante pequena. O ponto turístico principal da cidade é a Basílica de Santo Antônio de Pádua. Gostei bastante do mercadinho na Piazza della Frutta, onde compramos uns lanchinhos para tomar café da manhã na estrada.

Saímos de Pádua mais ou menos às 11h30 e seguimos para a principal cidade do dia, na minha opinião: Verona, a cidade de Romeu e Julieta. Chegamos ao 12h30 e fizemos um pouco do roteiro antes de parar para almoçar. Depois do almoço, continuamos até às 15h.

Verona é magnífica. Caso possa, eu recomendo que passe uma noite lá. As principais atrações foram a Casa de Julieta, onde podemos ver a varanda que inspirou Shakespeare; a Arena de Verona, que é uma espécie de Coliseu menor; o Castel Vecchio e sua ponte; e o centrinho histórico. A vista das pontes também é de tirar o fôlego!


Deixamos a linda Verona por volta das 15h e seguimos para Ferrara. Chegamos por volta das 16h30. A cidade é pequenina como Pádua, porém possui uma atração deveras encantadora: o Castelo Estense. Nosso roteiro na cidade foi breve: visitamos o castelo, a catedral e as praças principais.


Finalizamos o dia, então, em Bolonha. Lá fizemos o check-in no hotel, jantamos, tomamos gelato e caminhamos um pouco à noite.

Dia 3: este dia passamos inteirinho em Bolonha, uma cidade adorável. Deu pra ver a cidade toda, para além do básico. Visitamos as galerias de arte, torres, praças, igrejas e ainda pudemos ver o campus sobrevivente mais antigo da Universidade de Bologna, que é tida como a mais antiga da Europa.

Dias 4, 5 e 6: durante esses dias, ficamos hospedados em Florença. O primeiro dia em Florença começou às 09h, quando chegamos de Bolonha. Visitamos o Mercado de Florença, onde tomamos café da manhã; a Galleria dell’Accademia, onde está o David de Michelangelo; a Catedral de Santa Maria del Fiore; e a Casa de Dante Alighieri.

Ponte Vecchio vista da Galleria Degli Uffizi.

Nos dias seguintes, visitamos o Palazzo Vecchio, o museu Bargello, a fantástica Galleria Degli Uffizi, a ponte Vecchio e o Palazzo Pitti. O destaque da cidade, para mim, foi a arte. Florença possui obras de arte espalhadas por todos os lados e as galerias são inacreditáveis!!! Não reserve menos que dois dias para Florença.

Dia 7: neste dia, pegamos o carro novamente (que havíamos colocado no estacionamento do hotel) para visitar algumas cidades apenas como bate e volta. Saímos às 08h de Florença para chegar 09h em Pisa.

A cidade é muito pequenina e nós chegamos à conclusão que só visitaríamos a grande praça turística, onde está a Torre de Pisa e a Catedral. É uma praça ampla, linda, em que quase todas as construções são brancas. Subimos a Torre e tiramos várias fotos. Nosso tempo na cidade foi breve.

De lá, saímos às 10h e seguimos para Lucca. As duas cidades são muito próximas e a viagem leva apenas 30 minutos. Na segunda parada do dia, visitamos as muralhas da cidade, a catedral e a praça do Anfiteatro. Também foi onde paramos para almoçar.

Saímos da cidade por volta das 14h30 e continuamos para a última cidade do dia, Volterra. O caminho para Volterra é um pouco mais longo, levando 1h30, então chegamos lá quando estava quase para escurecer. Mesmo assim, a cidade é inacreditável!

Volterra é uma cidade etrusca, onde muitas de suas construções originais sobreviveram. Além da arquitetura etrusca, a cidade possui a parte medieval, que também é encantadora. Para chegar nela, sobre-se uma serra inclinadíssima e com a estrada super estreita, que inclusive me deu certo medo. O principal ponto turístico, eu diria, que é caminhar…em uma hora você consegue andar a cidade toda. Embora não pareça ter muitas coisas para fazer nessa cidade, eu recomendaria a ida porque é uma experiência única. Nunca vi nada igual!


Após essa viagem pela história, voltamos para Florença e aproveitamos as deliciosas cantinas à noite.

Dias 8, 9, 10 e 11: a viagem de Florença à Roma foi a mais longa, com duração de 3 horas, e não fizemos paradas no caminho devido à quantidade de coisas para se fazer em Roma e a falta de dias em nosso roteiro. A estadia em Roma foi a mais longa: quatro dias, sendo que um deles visitamos Nápoles e Pompéia. Sobre as atrações em Roma, farei um post exclusivo posteriormente.

(Via Mandy Affonso, do Perambularte)


VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,7,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,32,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,87,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,17,Poesia,40,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,56,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,13,Vídeos,43,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Roadtrip de 11 dias na Itália
Roadtrip de 11 dias na Itália
https://4.bp.blogspot.com/-8SBvpBrcx70/WV9uJrLMmOI/AAAAAAAAOi0/fU21Md63M8gczm6zVjnnvVQm0oTezJA2wCK4BGAYYCw/s640/Roadtrip%2Bde%2B11%2Bdias%2Bna%2BItalia%2Bcomunica%2Btudo.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-8SBvpBrcx70/WV9uJrLMmOI/AAAAAAAAOi0/fU21Md63M8gczm6zVjnnvVQm0oTezJA2wCK4BGAYYCw/s72-c/Roadtrip%2Bde%2B11%2Bdias%2Bna%2BItalia%2Bcomunica%2Btudo.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/07/roadtrip-de-11-dias-na-italia.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/07/roadtrip-de-11-dias-na-italia.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy