17/07/2017

Startup cria alternativa para evitar desvalorização na troca de carro e favorecer 'troca com troco'

Em meio à crise e de olho no aumento de ofertas online envolvendo trocas, startup brasileira desenvolve um site de relacionamento de veículos para favorecer negociações de troca e evitar desvalorização.

Em um cenário de restrição ao crédito e orçamento apertado, trocar o veículo e salvar um dinheiro na negociação tem sido uma saída muito utilizada pelos brasileiros. Na ‘troca com troco’, os proprietários buscam uma negociação de troca do veículo atual por um mais em conta e mais uma diferença em dinheiro.

Segundo o jornal A Tarde, só no Banco do Brasil, a carteira de ‘troca com troco’ apresentou um aumento de 18% ao fim do primeiro semestre de 2016 comparado ao mesmo período do ano anterior. A modalidade de troca tem se tornado uma alternativa bem aceita pelos proprietários e se torna uma das primeiras ações do brasileiro no plano de contenção de gastos e também, para guardar um dinheiro extra.

A troca de veículos pode ser uma boa alternativa frente às altas taxas de juros para o acesso às linhas de crédito. No entanto, isso não é uma regra e é preciso analisar com cuidado cada caso antes de fechar um negócio.

O grande vilão da ‘troca com troco’ é que normalmente o veículo será negociado com um grande deságio. Essa desvalorização do valor do veículo na hora da troca pode chegar a até 25% frente ao valor de tabela do carro, comprometendo a vantagem esperada.
Na negociação com concessionárias e lojistas, isso é normal, já que estes assumem riscos, estoque até o momento da revenda e outros custos, mas a surpresa é que mesmo na negociação direta entre pessoas físicas, os proprietários enfrentam dificuldade em conseguir propostas no valor de tabela em situação de venda pura e simples.

De olho nessa oportunidade, empreendedores brasileiros desenvolveram um site para gerar não só situações de venda, mas também de troca de veículos online. Anderson Castanheira, cofundador do LinkMotors conta que mais de 80% das propostas online em anúncios de veículos, já envolvem alguma condição de troca. “No LinkMotors, o usuário informa exatamente os veículos que interessariam na troca, podendo ser de maior ou menor valor e assim, o sistema gera situações interessantes para cada perfil”, diz Anderson.

Em negociações de troca entre pessoas físicas, normalmente os valores praticados são os reais valores de tabela. Assim, os negociantes não enfrentam o problema do deságio e a negociação não beneficia apenas uma das partes envolvidas na troca. Segundo Anderson ainda, a proposta do site LinkMotors é favorecer a interação entre usuários com interesses em comum. De um lado, um interessado em ‘troca com troco’ e do outro, uma pessoa procurando adquirir um veículo superior ao seu atual.

O website LinkMotors não participa diretamente das negociações e não cobra taxas sobre as transações. O site tem abrangência nacional e disponibiliza anúncios e navegação totalmente gratuitos.

(Via Alexandre Castanheira)

VOCÊ é muito importante para nós. Queremos ouvir SUA VOZ. Deixe seu comentário abaixo, após 'Related Posts'. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.