13/09/2017

Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio


O Setembro Amarelo é um sinal de alerta para todos em nosso tempo. Um mês inteiro dedicado a uma campanha de prevenção ao suicídio. O número de mortes por suicídio associadas à depressão não é desprezível. Ao contrário, nos alerta para um perigo crescente em nosso mundo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios estão ligados a alguma psicopatologia, facilmente tratável. Não ignore qualquer sinal de uma doença psicológica. Seja contigo ou outra pessoa qualquer, não deixe passar em branco qualquer sinal ou sintoma. Procure ajuda. Converse. E principalmente não sinta vergonha. 

Você não precisa dizer tudo a todos. Pode mentir se achar necessário. Mas não se engane: uma depressão, por exemplo, não costuma sumir num passe de mágica. Ela exige tratamento e acompanhamento, assim como tantas outras doenças psicopatológicas. Particularmente, sou contra medicamentos psiquiátricos, mas se considerar necessário, faça uso. Muitas doenças pode levar ao suicídio e a depressão é apenas uma delas. Cuide-se. E não fique em silêncio. Temos que falar sobre depressão e suicídio. Comunicar-se ajuda.

(Via Marcelo D'Amico)

VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

0 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SUA VOZ É IMPORTANTE.