Como fazer um bom roteiro de viagem

Artigo de Mandy Affonso, autora do excelente blog Perambularte*, com ótimas dicas de viagem.


Acho que a coisa mais frequente que meus amigos me perguntam sobre viagem é a questão do roteiro. Muita gente não entende como nossas viagens saem tão redondinhas e por um preço bom, e a resposta é uma só: planejamento.

Aprendi com meu pai a sempre planejar tudo. Viagens são caras e duram pouco, então a nossa filosofia é planejar tudo para nada sair fora do lugar e para que possamos ver o máximo de coisas possível! Sim, a gente extrai o máximo do sumo de cada lugar onde passamos. Para isso, fazemos roteiro.

Minha dica de hoje será, então, como fazer um bom roteiro. Por onde começar, o que procurar, quais sites são confiáveis, etc. Vamos lá!
1. Planeje com antecedência.

Não preciso nem falar o quanto a questão da antecedência é importante quando se trata de viagem. Obviamente a vontade é sempre comprar a passagem para a semana seguinte e cair no mundo, mas infelizmente isso não é uma realidade. Então, o melhor a se fazer é separar um data futura. A gente planeja a viagem para daqui um ano.

Tendo a data em mente, você pode começar a procurar o(s) destino(s) para comprar as passagens (sim, já!!!). Voltarei a falar mais sobre comprar/reservar coisas com antecedência depois.

Uma dica na hora de comprar a passagem para conseguir preço bom é: sempre faça vôos com escala (você decide se curta ou longa) e, caso deseje visitar mais de uma cidade, dê preferência para ir e voltar por cidades diferentes, isso geralmente faz o preço cair. Por exemplo, reserve um vôo de ida para Londres e um de volta por Paris.

2. Pesquise e reserve os hotéis

De passagem comprada e ainda com bastante antecedência, comece a reservar os hotéis para conseguir um preço legal em todos eles. Lembre-se sempre: quanto mais próximo da data, mais caras as coisas ficam.

O site que usamos para procurar hospedagem é sempre o Booking, é ótimo! No entanto, existem diversos sites deste tipo que realizam uma busca geral por hotéis e por melhores preços, onde você pode filtrar de acordo com o que necessita (quantidade de camas, café da manhã incluso ou não, etc).

Eu procuro sempre hotéis que possuam café da manhã incluso, linha de metrô/ponto de ônibus perto e wi-fi grátis. Se sua viagem for do tipo roadtrip, não esqueça de checar se o hotel possui estacionamento.

3. Pesquise os pontos turísticos e anote as informações

Ok, então você já sabe quando vai, para onde vai e em qual hotel vai ficar. Hora de procurar o que você quer fazer na cidade. Esta é a parte mais divertida do roteiro, eu acho.

Eu começo sempre pela cidade para qual vou primeiro, caso tenha mais de uma, mas você pode começar por onde quiser, este é apenas meu TOC (rs). Começo pesquisando os pontos turísticos mais famosos da cidade pelo Tripadvisor. Dou preferência para o Trip porque eles levam a sério as notas e avaliações, então acredito que seja muito confiável na hora de determinar se o lugar vale a pena, se é caro, etc.

Crio, então, um arquivo do word para colocar todos os lugares que me agradaram e que gostaria de visitar. E só aí começo a olhar um por um e anotar as informações. Desde preço, horário de funcionamento até estações de metrô/pontos de ônibus próximos, eu anoto tudinho. Isso pode ser muito útil na hora de colocar tudo junto para formar o seu dia. Procure sempre saber, também, quanto tempo leva o passeio pelo lugar. Geralmente, você pode encontrar essas informações no site oficial da atração e/ou no Trip, como eu já disse.

Faça o mesmo com todas as cidades.
4. Organize cada um dos dias

Após salvar tudo sobre os passeios no word, eu faço uma planilha no excel para organizar em que ordem visitarei os lugares e a que horas. Dessa maneira, sei que horas acordar em cada dia, quanto tempo levará cada atração e consigo controlar melhor o tempo de almoço e etc.

Para essa parte, utilizo sempre o google maps. Eu não seria nada sem o maps nessas horas. Apenas com o auxílio dele, você poderá entender qual caminho faz mais sentido para ligar uma atração à outra. Muitas vezes, se deixar de entender o mapa da cidade, acaba colocando coisas muito distantes uma das outras no mesmo dia e, por isso, precisa pegar táxis e etc de última hora.

A coisa fica mais ou menos assim:

Você vai conseguir ver a distância, tempo aproximado e o que há pelas redondezas.

Depois dessa etapa, e aliando tudo ao tempo de duração aproximado de cada atração, coloque na planilha do Excel organizada por dia. Eu costumo, inclusive, imprimir o roteiro para que possa consultar horários, preços e linhas de metrô.

Ao final de tudo, o roteiro fica assim:


Claro, não esqueça de revisar os preços e horários quando chegar mais perto no caso alguma alteração. Lembre, também, de verificar a temperatura uma semana antes para saber o que levar.

(Via Mandy Affonso, do Perambularte)
 
VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,9,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,9,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,121,Educar,24,Ensaios,14,Entrevistas,41,Fabio Nogueira,6,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1300,Música,86,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1005,Q tem pra V,55,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,19,Teatro,21,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,12,Vídeos,42,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Como fazer um bom roteiro de viagem
Como fazer um bom roteiro de viagem
Artigo de Mandy Affonso, autora do excelente blog Perambularte*, com ótimas dicas de viagem.
https://4.bp.blogspot.com/-z5bCIt19ioY/Whf6WPOGU5I/AAAAAAAAP18/_I1MYHLsWqwCRFPYAWp8GV_tUWvR1jnrwCK4BGAYYCw/s640/Como%2Bfazer%2Bum%2Bbom%2Broteiro%2Bde%2Bviagem%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-z5bCIt19ioY/Whf6WPOGU5I/AAAAAAAAP18/_I1MYHLsWqwCRFPYAWp8GV_tUWvR1jnrwCK4BGAYYCw/s72-c/Como%2Bfazer%2Bum%2Bbom%2Broteiro%2Bde%2Bviagem%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/11/como-fazer-um-bom-roteiro-de-viagem.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/11/como-fazer-um-bom-roteiro-de-viagem.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy