Turismo internacional: 4 razões para sempre preferir ir de metrô

Artigo de Mandy Affonso, autora do excelente blog Perambularte*, com excelentes dicas de viagem.

Não importa para qual país você vai viajar, o metrô é a melhor opção de transporte (desde que a cidade tenha um) e vou provar o porquê!

1 - O valor compensa!

Embora alguns metrôs como, por exemplo, o de Londres tenham fama de ter a tarifa unitária mais cara do mundo, isso pode ser um mito se você não pesquisar direito. Então vou explicar!

A maioria dos metrôs fornece um cartão/passe (por vezes de ônibus também) para turistas em que é possível comprar uma quantidade x de dias por um preço fixo. No caso de Londres, chama-se travelcard.

Além de sair mais barato do que comprar um a um os tickets de metrô toda vez que precisar ir daqui ali, é muito mais fácil de guardar e salva tempo! Por exemplo, se você vai passar 5 dias em Londres, Paris, Berlim, etc, existe a possibilidade de comprar um só ticket, válido por 5 dias e que te transporta para as áreas da cidade que você escolher. Geralmente, os pacotes possíveis ficam explicadinhos nos sites do metrô de cada cidade, então é super fácil de selecionar a quantidade de dias e o tipo de ticket que você precisa, sem erros e sem gastar um centavo a mais do que o necessário!

2 - É mais rápido!

Embora eu adore fazer caminhadas turísticas, quando se tem pouco tempo em uma cidade, é super importante manejar bem o tempo para não perder nada.

O metrô é, pra mim, a melhor maneira de visitar atrações turísticas que sejam mais longe, tanto do hotel quanto do centro, por exemplo. No caso de Paris e Londres, existem diversas atrações e/ou monumentos coladinhos um no outro, mas, como são cidades enormes, alguma coisa sempre acaba sendo longe demais para ir andando.

Mas por que não ir de ônibus, por exemplo? Bom, além do metrô ser extremamente mais rápido, é sempre muito complicado saber qual ônibus pegar se você não é local. Isto porque a quantidade de rotas de ônibus é muito maior do que as linhas de metrô, e, convenhamos, muito pior explicadas e mais confusas do que o simples mapinha.

Eu costumo, então, utilizar o metrô para ir do hotel até o lugar onde desejo iniciar o dia e de lá realizar uma caminhada para as atrações próximas. Acabado isto, pego o metrô para a próxima atração, que seja um pouquinho mais distante, e lá recomeço.

O único porém aqui é que você deve tentar evitar a hora do rush, principalmente se for dia de semana.

3 - É fácil e prático!

Os sistemas de metrô, no geral, são extremamente inteligentes e bem organizados. Com o mapa do metrô em mãos, que você adquire na própria estação, antes da catraca, é super simples de aprender a se locomover por ele.

Você, basicamente, só precisa encontrar a conexão certa entre a estação que deseja ir e a sua própria! Vou explicar:

Aqui está o mapa do metrô de Londres, o underground, por exemplo. Obviamente, o mapa de cada metrô será um pouquinho diferente, mas a ideia é sempre a mesma.


Vamos supor que seu hotel seja próximo da estação Hyde Park Corner, por exemplo, e que você deseje começar seu dia próximo ao Big Ben, na estação de Westminster. Você deve, então, pegar o metrô da linha Piccadilly (azul escuro), sentido Cockfosters (olhe sempre a última estação da linha, na direção que você quer), descer na estação de Green Park, por onde passa mais de uma linha e realizar a baldeação para a linha Jubilee (cinza claro), que contém a estação destino desejada.

Muita gente se preocupa em relação à baldeação, mas eu asseguro que não é nenhum bicho de sete cabeças. As estações são muito bem sinalizadas e, sabendo o nome da linha (ou mesmo a cor), é só seguir as placas. Quando ao sentido que você deve ir, o jeito mais fácil de saber se é olhando a última estação de determinada linha, no sentido que você deseja. Em Londres, por exemplo, isso fica exemplificado com o nome das direções (northbound, southbound, eastbound ouwestbound) + o mapa com as estações que existem naquele sentido.

4 - É uma forma de aprender sobre a cidade!

Andar de metrô sempre é muito divertido, especialmente porque você consegue ter uma noção exata de como é viver no determinado país.


No metrô, vemos um panorama geral da cidade por conta dos diversos tipos de pessoas e propagandas ali presentes. Escutamos várias línguas, vemos crianças fazendo lição de casa, adolescente indo à festas, executivos lendo livros, senhorinhas fazendo tricô, outros turistas, etc. Existe de tudo dentro dos metrôs. É um ótimo jeito de conhecer a cultura in loco.


Outro aspecto interessante dos metrôs, pelo menos na Europa, é que geralmente são antigos. Por isso, para quem gosta de história, é sempre um prato cheio observar as estações, o que permaneceu e o que mudou!



VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,5,Apoemático,19,APPs,15,Arte,5,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,8,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,7,Diálogos,1,Diego Pignones,43,Digital,1,Documentários,120,Educar,23,Ensaios,14,Entrevistas,40,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,2,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,31,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1299,Música,81,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,16,Poesia,39,Política Carioca,135,Política Internacional,335,Política Nacional,1003,Q tem pra V,45,Rádio/TV,27,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,18,Teatro,20,Tetraplégicos Unidos,10,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,10,Vídeos,39,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Turismo internacional: 4 razões para sempre preferir ir de metrô
Turismo internacional: 4 razões para sempre preferir ir de metrô
Artigo de Mandy Affonso, autora do excelente blog Perambularte*, com excelentes dicas de viagem.
https://4.bp.blogspot.com/-Z_1AdZP-kkM/WfnIVVb37yI/AAAAAAAAPs8/AnG3X892joMys08GwlV1vHG5pRlSZaYyACK4BGAYYCw/s640/Turismo%2Binternacional%2B4%2Brazoes%2Bpara%2Bsempre%2Bpreferir%2Bir%2Bde%2Bmetro%2Bcomunica%2Btudo.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-Z_1AdZP-kkM/WfnIVVb37yI/AAAAAAAAPs8/AnG3X892joMys08GwlV1vHG5pRlSZaYyACK4BGAYYCw/s72-c/Turismo%2Binternacional%2B4%2Brazoes%2Bpara%2Bsempre%2Bpreferir%2Bir%2Bde%2Bmetro%2Bcomunica%2Btudo.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/11/turismo-internacional-4-razoes-para.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/11/turismo-internacional-4-razoes-para.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy