#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.
O documentário “Nosso Sagrado”, produzido pela Quiprocó Filmes e Campanha Liberte Nosso Sagrado, será lançado dia 11 de dezembro, no Circo Voador – RJ. O filme trata da perseguição e a apreensão de mais de 200 peças sagradas do Candomblé e da Umbanda.
A intolerância religiosa é uma vertente do racismo, que tem ganhado espaço na mídia pelo aumento de números de terreiros destruídos por fundamentalistas que não reconhecem as comunidades tradicionais de terreiro. O filme trata da perseguição religiosa praticada por agentes de Estado no final do século XIX e início do século XX e a constituição do acervo “Coleção Magia Negra”, formada por 200 peças sagradas do Candomblé e da Umbanda que foram apreendidas a partir da Primeira República e até hoje aprisionadas no Museu da Polícia Civil, no Centro do Rio de Janeiro, prédio que funcionou como centro de tortura durante o regime militar.
O documentário será lançado no próximo dia 11, no Circo Voador. A data foi escolhida para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A entrada será gratuita e aberta ao público a partir das 19h. O evento contará com algumas atrações: debate sobre racismo religioso com a presença dos diretores do filme e representantes religiosos, uma roda de samba, feira com produtos de origem africana e uma homenagem à Mãe Beata de Yemanjá, uma das mais importantes lideranças de religiões de matriz africana que faleceu este ano.
No dia 4/12, próxima segunda-feira, às 14h, haverá uma Cabine de Imprensa no auditório da Casa de Rui Barbosa, situada na rua São Clemente 134, em Botafogo. É preciso confirmar presença pelo e-mail .nossosagrado@quiprocofilmes.com.br.
Confira a programação da estreia do filme, dia 11/12:
19h - Abertura dos portões
19h30 - Exibição do documentário "Nosso Sagrado"
20h - Debate com Mãe Meninazinha D’Oxum, Mãe Flavia Pinto, deputado estadual Flavio Serafini e os diretores do documentário Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana
21h - Roda de Samba com Kebajê, Andreia Caffé e Rogerio Família.
+ Feira de produtos da cultura afro com curadoria de Carol Moupa
+ Homenagem à Mãe Beata,
+ DJ's
Entrada gratuita, submetida à lotação da Casa.
"NOSSO SAGRADO"
SINOPSE: O documentário investiga a perseguição e o racismo religioso contra o Candomblé e a Umbanda, que foram criminalizadas na Primeira República e na Era Vargas. Durante esse período mais de 200 objetos foram apreendidos pela polícia. As peças sagrados da Umbanda e Candomblé foram expostas como “Coleção Magia Negra” e ainda hoje encontram-se sob a posse do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. A partir da fala de religiosos, pesquisadores e militantes, buscamos entender a importância do acervo sagrado afro-brasileiro, a luta pela sua libertação e os efeitos do racismo religioso.
Ficha Técnica
Direção, argumento e roteiro
Jorge Santana, Gabriel Barbosa, Fernando Sousa
Assistente de direção
Mariana Medeiros e Viviane Tavares
Direção de Fotografia
Luis Felipe Marques Ferreira
Câmera
Luis Felipe Marques Ferreira, Ian Cheibub e Baruc Carvalho
Pesquisa
Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana
Som direto
Vilson Almeida
Produção
Mariana Medeiros e Viviane Tavares
Trilha Sonora
Lucio Sanfilippo
Arte gráfica
Flavia Mattos
Edição, montagem e finalização
André Pacheco
Realização
Quiprocó Filmes
VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com
COMMENTS