Nada é por acaso, principalmente no Brasil

Texto de autoria de Fábio Nogueira - estudante de história da Universidade Castelo Branco e militante da Educafro. E-mail: historiadorfabioucb.49@outlook.com


Dentro da graduação de história, estudamos os chamados processos históricos, que em resumo nos responde: nada que acontece hoje é fruto do acaso ou foi pré-destinado. Realmente, nada desta vida é obra do acaso.

As universidades públicas brasileiras são consideradas as melhores da América Latina. Se tratando de pesquisa de ponta e produção intelectual, não deixa nada a dever para ninguém. Pelo contrário, os alunos, mestres e doutores, são convidados para apresentarem seus projetos no exterior. Até aqui, estou escrevendo fatos que todos já estão cansados de ouvir.

Os governos de tendência neoliberal sempre tiveram o desejo de privatizar a universidade pública. O governo Collor de Mello e FHC ensaiaram a privatização desse projeto, ambos não foram para frente. O fantasma da privatização da universidade brasileira voltou à tona com a contenção do orçamento do governo, onde há limitações para os projetos de educação e saúde e o corte de verba de 44% nessas instituições. A instituição Globo endossou, cooperando com o projeto de privatizar as universidades. O argumento é que as universidades estão repletas de alunos de classes mais abastada e esses teriam que arcar com os custos. De certa forma, tem lógica, no entanto, a universidade é de todos, independentemente de classe social. É um direito universal.

https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/fazenda-recomenda-ao-rio-que-privatize-universidades-publicas-demita-servidores-21788804.html

A idéia ganha pulso e continua seduzindo. Ganha interesses no mercado, num momento em que as instituições estão se democratizando, permitindo acesso por meio de política de inclusão àqueles que nunca tiveram a oportunidade de estudar dentro da universidade pública .

A universidade do Estado do Rio de Janeiro está numa agonia há mais de dois anos. O número de inscritos em seu vestibular foi um dos mais baixos dos últimos anos. Agora não se sabe quando começarão as aulas e o término delas. A universidade está a míngua com servidores sem receber salários há meses.

Projeto de iniciação cientifica interrompido, mestrandos e doutorandos assistindo aos seus projetos indo para o ralo do descaso em prédios deteriorados.

É apenas o inicio do desmonte. A UFRJ, referência na área tecnológica e exata, a cada ano vem encolhendo e perdendo as mentes mais privilegiadas do país.

O governo está aí para isso, acabar com o setor público. Em países sérios, o dever do Estado é garantir ensino universal para todos. Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia, países da Escandinávia, são esses exemplos.

Em outros governos, os setores conservadores contrariam ódio por causa de medidas em que o beneficiário era o excluído. Getúlio Vargas e João Goulart passaram por esta experiência, o preço foi alto.

Para variar, a lista de argumentos para a privatização é a ociosidade do serviço. É burocrático e arcaico. Os funcionários ganham muito e produzem pouco, não importando-se com a estabilidade do emprego. Onde estão os órgãos fiscalizadores? Precisa privatizar para poder melhorar?

São indagações que vieram com respostas não tão boas assim.

Há pouco tempo, ouvia pessoas dizendo que na saída da ex-presidente e do partido a que ela pertence, tudo no Brasil seria diferente. As panelas bateram mais fortes ainda. Quem bateu e está arrependido, não ficou com remorso, não critica mais e sabe que tem parcela neste projeto tão desumano .

Não há outras palavras para deixar: lutar e resistir!


(Via Fábio Nogueira: estudante de história da Universidade Castelo Branco e militante da Educafro. E-mail historiadorfabioucb.49@outlook.com)


VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,16,Arte,15,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,11,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,30,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,20,featured,4,Fotografia,46,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,27,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,42,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1303,Música,113,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,59,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,20,Poesia,40,Política Carioca,142,Política Internacional,342,Política Nacional,1026,Q tem pra V,97,Rádio/TV,30,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,17,Vídeos,55,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Nada é por acaso, principalmente no Brasil
Nada é por acaso, principalmente no Brasil
Texto de autoria de Fábio Nogueira - estudante de história da Universidade Castelo Branco e militante da Educafro. E-mail: historiadorfabioucb.49@outlook.com
https://1.bp.blogspot.com/-Pef5beIfzYg/WjPR_B9fgdI/AAAAAAAAP9c/SYJ9yHD6O5Ee_pT-M5K53lLQaC36LXAqACK4BGAYYCw/s640/Nada%2B%25C3%25A9%2Bpor%2Bacaso%252C%2Bprincipalmente%2Bno%2BBrasil%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Pef5beIfzYg/WjPR_B9fgdI/AAAAAAAAP9c/SYJ9yHD6O5Ee_pT-M5K53lLQaC36LXAqACK4BGAYYCw/s72-c/Nada%2B%25C3%25A9%2Bpor%2Bacaso%252C%2Bprincipalmente%2Bno%2BBrasil%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2017/12/nada-e-por-acaso-principalmente-no.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2017/12/nada-e-por-acaso-principalmente-no.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy