Três dias em Berlim

Artigo de Mandy Affonso, autora do excelente blog Perambularte*, com ótimas dicas de viagem.


Estive na Alemanha, mais precisamente em Berlim, em 2014 e mal posso esperar pra voltar. Minha estadia na cidade durou três dias; queria ter tido mais tempo lá, porém. As ruas são limpíssimas, o povo é educado e gentil, o patrimônio histórico é bem cuidado e respeitado, os preços são tranquilos, etc. Berlim é tudo de bom!

Esse roteiro de três dias em Berlim o levará aos principais locais da cidade e, tenho certeza, fará com que você se apaixone assim como eu!
Dia 1

Como nossa viagem não se iniciou por Berlim, chegamos lá por volta das 11h, vindos de Paris. Os tramites de aeroporto todos são demoradinhos, mas, por sorte, conseguimos estar na rua, prontos para o roteiro às 13h.

A primeira coisa do dia foi, então, o almoço. O hotel que ficamos fica localizado bem próximo à Alexanderplatz e, ali pelos arredores, existe um restaurante chamado Hofbräu. Trata-se de uma rede de restaurantes tipicamente alemães, que estão espalhados pela Alemanha toda (inclusive já incluí um no meu roteiro para Munique em 2018). Eu recomendo fortemente!

O interior do espaçoso e tradicional restaurante Hofbräu.

Terminado o almoço, fomos conhecer o Volkspark, o mais antigo parque público da cidade.
A entrada do Volkspark.

Em seguida, fomos visitar a própria Alexanderplatz, urbaníssima e extensa como só ela. De lá, visitamos a Berliner Fernsehturm, torre de 368m de altura que contém, em seu topo, um restaurante giratório (infelizmente não fui na ocasião), e também a St Marienkirche. Seguimos, então, para a Rotes Rathaus (prefeitura), passando pela Neptunbrunnen. Como demoramos um pouquinho demasiado no almoço deste dia, nosso roteiro conteve apenas mais uma atração e, então, seguimos para o jantar.
A torre Fernsehturm.

A última atração foi a caminhadinha pela beira do Rio Spree, de onde tivemos a primeira vista daBerliner Dom, majestosa catedral do século XIX.

De lá, jantamos no The Pub, localizado próximo à Alexanderplatz, mais especificamente em uma área noturna de restaurantes e bares que ficam debaixo de arcos.

Dia 2

Como a cidade de Berlim é enorme e lotada de atrações para visitar, optamos por pegar o ônibus hop-on-hop-off, que falei previamente aqui, para dar uma volta geral pela cidade e depois descer nos pontos principais. A companhia que utilizamos foi a City Sighseeing. É possível conferir o roteiro que eles fazem em Berlim pelo site: https://city-sightseeing.com/.

Após dar a volta completa, descemos na parada do majestoso Portão de Brandemburgo. Dali, visitamos o Memorial do Holocausto e o Palácio Reichstag que ficam bem próximos um do outro.
O Portão de Brandemburgo.

Em meio ao Memorial do Holocausto.

Nossa próxima visita foi à Pariser Platz, lotada de lojas, restaurantes e demais atrações turísticas. Caminhando pela avenida Unter den Linden, chegamos até a Neue Wache, um prédio histórico que presta homenagem à todas as vítimas do nazismo alemão. Não é necessário pagar nada para entrar e é muito emocionante.
Por dentro do Neue Wache.

Continuamos pela avenida e, finalmente, chegamos à Ilha de Museus. Nesta ilha estão: o Museu Histórico Alemão, os Museus Antigo e Novo, a Antiga Galeria Nacional e a já mencionada Catedral de Berlim (Berliner Dom). Todos os museus são interessantíssimos, então reserve um longo período de tempo para visitar a Ilha.





Dia 3

No nosso terceiro e último dia, pegamos novamente o ônibus turístico para visitar lugares mais distantes um do outro na cidade.

Começamos pela famosa Zoo Station, estação de trem e metrô de Berlim que fica próxima ao zoológico da cidade. O motivo de nossa visita foi bastante inspirado na história de Christiane F., pois é nesta estação que se passa boa parte da história do filme/livro. Para além disso, é desta parte da cidade que se pode ver a Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, igreja destruída na Segunda Guerra.


De lá, fomos visitar a Potsdamer Platz, praça super urbana e movimentada, repleta de lojas, museus, escritórios, etc. É ali, inclusive, que fica o Museu do LEGO. É uma parada essencial para conhecer o estilo da nova Berlim, desde a queda do muro revigorada e modernizada.

Caminhando mais um pouquinho, chegamos até o museu que eu mais queria visitar em Berlim: a Topografia do Terror. Este é um museu, ou, ainda, local de memória, construído sobre a sede da polícia secreta nazista, a Gestapo.
As fundações do prédio da Gestapo.

É possível ver as fundações do antigo prédio por conta de um chão de vidro e, ainda, o museu está posicionado ao lado de uma das maiores partes remanescentes do Muro de Berlim. Acredito, na verdade, que seja o melhor local para visitar as ruínas do muro.
Parte remanescente do Muro de Berlim.

No entanto, o interior do museu é tão importante e interessante quanto fora. O acervo conta com documentos e explicações históricas dos horrores cometidos durante o terceiro Reich e o governo nazista no geral. A intenção é que tais horrores nunca sejam esquecidos, mas que sejam lembrados de maneira nada louvável. É um local de fortes sentimentos.
O centro de documentação/museu propriamente dito.

A entrada é grátis e a visita é para lá de importante. Não há como perder, especialmente se você tiver interesse na história alemã e na Segunda Guerra Mundial.

Dali caminhamos até o chamado Checkpoint Charlie, onde ficava um posto militar no limite da Berlim Ocidental e Oriental, durante a Guerra Fria, ligando o setor americano ao soviético. A visita é muito interessante e, como fica no meio da rua, é de graça. Há um museu relacionado a este posto na mesma rua, mas infelizmente não o visitei na ocasião.




O local fica sempre lotado, então é bem difícil conseguir uma foto boa, caso não seja paciente.

Bem próximo dali, fica uma exposição do artista Yadegar Asisi sobre o Muro de Berlim, onde pode-se ver de perto vários fragmentos do muro, com desenhos e graffitis, além de várias explicações sobre como foi feita a divisão da cidade. O ingresso custa cerca de 10 euros.




Nossa visita deste dia acabou com a famosíssima East Side Gallery. Assim como em várias partes da cidade, esta galeria à céu aberto mostra parte do Muro. No entanto, o caminho até lá já é interessante porque a galeria está localizada ao lado leste da cidade, parte soviética durante a divisão. É muito interessante reparar as diferenças de arquitetura e construções. A galeria em si apresenta arte de rua e graffiti realizado sobre o Muro, projetado por 118 artistas, que celebra a queda do Muro e o fim da Guerra Fria. A visita também é de graça.





Nossa visita foi muito breve, mas completa. Conseguimos ver os pontos principais da cidade e ter uma noção do estilo de vida e atmosfera da cidade. Pretendo retornar à grande capital alemã.

Eu indicaria, então, cerca de 5 dias para conhecer a cidade da melhor maneira possível.

(Via Mandy Affonso, do Perambularte)

VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,16,Arte,8,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,10,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,27,Ensaios,14,Entrevistas,42,Fabio Nogueira,16,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,37,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1301,Música,99,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,19,Poesia,40,Política Carioca,139,Política Internacional,337,Política Nacional,1015,Q tem pra V,77,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,22,Teatro,31,Tetraplégicos Unidos,13,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,17,Vídeos,48,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Três dias em Berlim
Três dias em Berlim
Artigo de Mandy Affonso, autora do excelente blog Perambularte*, com ótimas dicas de viagem.
https://2.bp.blogspot.com/-s8yGtcUdO6U/WmM97YC3ysI/AAAAAAAAQD4/SCn9X2RQt9sgLMGjwIcY-l8Az2hloDTygCK4BGAYYCw/s640/Tr%25C3%25AAs%2Bdias%2Bem%2BBerlim%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-s8yGtcUdO6U/WmM97YC3ysI/AAAAAAAAQD4/SCn9X2RQt9sgLMGjwIcY-l8Az2hloDTygCK4BGAYYCw/s72-c/Tr%25C3%25AAs%2Bdias%2Bem%2BBerlim%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2018/01/tres-dias-em-berlim.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2018/01/tres-dias-em-berlim.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy