O poder do acolhimento contra a formação de traumas e diversos sofrimentos

#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.


A cada dia que passa estou mais convencido do imenso poder do acolhimento como forma de combate à geração de diversos e persistentes traumas. Como se diz popularmente significa, talvez, matar o mal pela raiz. Acabar com qualquer probabilidade de um problema grave futuro logo na ocorrência de algum evento que poderia gerar o trauma, a doença, o transtorno. E acolhimento implica em acolher e/ou ser acolhido. São as duas faces da mesma moeda. Tão importante quanto ser acolhido é saber acolher no momento certo, com respeito e cuidado com o outro.

Durante todo este processo pelo qual passo, com esta doença chamada depressão, percebi que os problemas emocionais e mentais que ainda me causam ou causaram desequilíbrios não foram, na época, devidamente acolhidos, o que certamente evitaria muitos transtornos. Ou talvez mal acolhidos por pessoas que também careceram de braços acolhedores nos momentos mais delicados de suas vidas, como um mal que tende a se perpetuar de geração em geração, entre amigos, colegas ou seja lá quem for. 

Acolher significa recolher, receber em sua casa, receber com agrado. Diante de uma pessoa com desestrutura emocional ou relatando um acontecimento trágico como um estupro ou uma agressão de qualquer ordem, é nosso dever, em primeiro lugar, acolher esta pessoa, acolher seu relato e seu sofrimento e buscar a forma mais respeitosa de ajudar.

Não há um manual pronto na vida para essas coisas. Aprendemos e aprenderemos juntos. Mas é essencial entender que acolher é muito importante e pode melhorar muito a situação como um todo. O acolhimento não fará com que suma feito mágica todos os efeitos traumáticos de um estupro ou uma violenta agressão, por exemplo, mas certamente ajudará muito para que a vítima enfrente esta situação da melhor maneira possível, com mais segurança e confiança.

Mas o que é exatamente acolher?

Digamos que você seja uma mulher e tenha sofrido um abuso sexual. A sociedade na qual vivemos tende a não acolher denúncias desse tipo, dado o viés extremamente machista e estrutural no qual estamos inseridos. Chega até a desqualificar a denúncia de muitas maneiras, seja na imprensa, na justiça, na polícia, no trabalho, na escola. A vítima, não sendo acolhida em nenhuma das esferas sociais, passa a sofrer inúmeras agressões e traumas, causados por essa falta de acolhimento, de descrença e desprezo por parte de quem tem a obrigação de acolher as vítimas.

Essa falta de acolhimento piora muito um mal que por si só já é bastante delicado e grandioso. E possivelmente, caso a pessoa fosse acolhida nas diversas esferas citadas, não sofreria grandes traumas ou no mínimo teria forças para seguir com sua vida com um pouco de dignidade e respeito que lhe são devidos. Sentiria em sua alma mais confiança para caminhar firme ao se deparar com o necessário acolhimento.

Seja uma pessoa qualquer, um idoso, uma criança, um cão, um gato, não importa: nosso dever é acolher. Tal qual gostamos de ser acolhido em momentos de fragilidade. Compartilhe essa mensagem: acolha esta ideia.

(Via Marcelo D'Amico)


VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,16,Arte,8,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,10,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,27,Ensaios,14,Entrevistas,42,Fabio Nogueira,16,featured,4,Fotografia,42,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,25,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,37,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1301,Música,99,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,19,Poesia,40,Política Carioca,139,Política Internacional,337,Política Nacional,1015,Q tem pra V,77,Rádio/TV,28,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,22,Teatro,31,Tetraplégicos Unidos,13,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,17,Vídeos,48,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O poder do acolhimento contra a formação de traumas e diversos sofrimentos
O poder do acolhimento contra a formação de traumas e diversos sofrimentos
#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.
https://1.bp.blogspot.com/-KwLhsFTS2mI/WpgIGN6OiAI/AAAAAAAAQTk/T86PaK-gWrMZNBuVwZNvV3HJeHcdHfPRwCK4BGAYYCw/s640/O%2Bpoder%2Bdo%2Bacolhimento%2Bcontra%2Ba%2Bforma%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2Btraumas%2Be%2Bdiversos%2Bsofrimentos%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-KwLhsFTS2mI/WpgIGN6OiAI/AAAAAAAAQTk/T86PaK-gWrMZNBuVwZNvV3HJeHcdHfPRwCK4BGAYYCw/s72-c/O%2Bpoder%2Bdo%2Bacolhimento%2Bcontra%2Ba%2Bforma%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2Btraumas%2Be%2Bdiversos%2Bsofrimentos%2BCOMUNICA%2BTUDO.jpeg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2018/03/o-poder-do-acolhimento-contra-formacao.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2018/03/o-poder-do-acolhimento-contra-formacao.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy