Reestreia da peça 'O Compositor Delirante' no Espaço Parlapatões em São Paulo

#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.


Inspirado na música de Beethoven, monólogo de Daniel Kronenberg fala das inquietações do artista. Toda quarta no mês de julho, às 21h

A peça O Compositor Delirante, solo escrito e interpretado por Daniel Kronenberg,reestreia no Espaço Parlapatões, dia 4 de julho, às 21h. Será uma curtíssima temporada toda quarta do mês de julho, nos dias 4, 11, 18 e 25. O espetáculo é inspirado na vida e obra do compositor austríaco Ludwig van Beethoven. Ingressos a R$ 40,00 e meia-entrada.

Com provocação cênica de Gabriel Bodstein, o monólogo coloca em foco o artista com seus questionamentos. Numa tentativa enlouquecida de organizar sua trajetória, a personagem Beethoven trava discussões políticas, filosóficas e de ordem artística com Mozart, Haydn, Goethe e com o próprio pai, além de outras pessoas imaginárias.

A surdez, a loucura e a necessidade de quebra de paradigmas são as tônicas do espetáculo, costurado pela música do compositor, que permeia toda a encenação, dando cadência e ritmo às argumentações da personagem.

Segundo Daniel Kronenberg, a escolha da música clássica e especialmente a de Beethoven como tema da montagem tem relação com a potência de sua obra e o seu impacto transformador, aliada à sua própria necessidade, como artista, de trazer para o palco apontamentos e questionamentos sobre o artista na sociedade contemporânea. “O espetáculo estabelece uma relação intensa entre os impulsos desse artista, a exemplo de sua inadequação aos padrões socialmente aceitos, mas é importante frisar que ele foi a inspiração. Suas palavras foram alimento para meu discurso autoral”, comenta o ator.

Em meio à solidão e ao escasso traquejo social, a surdez da personagem impede seu contato com o mundo exterior, mas não impede o chamado para exteriorizar a si mesmo: um telefone não para de tocar e o convoca a conversar com outros compositores clássicos e até mesmo com suas amantes. Com seu pai, ele questiona o excesso de rigor de sua criação; com Haydn, indaga sobre uma nova possibilidade de se viver a arte; com Goethe, critica a apatia e a falta de espírito criador, com Mozart, confessa sua inaptidão como compositor; e com suas amantes - Josefina, Julieta e Antonia -, adota seu lado mais romântico, no sentido mais óbvio da expressão. O telefone é um elemento cênico importante que caracteriza a subjetividade da loucura, enclausurada pela surdez.

O espetáculo privilegia o discurso que funde a manifestação artística autoral com a possibilidade de rever condutas e experiências revolucionárias na mudança do pensamento ocidental - o romantismo. O Compositor Delirante mostra que o caráter revolucionário e transgressor do artista permeia um universo onde o romantismo predomina à lógica, a razão perde terreno para a intuição. A encenação é carregada de elementos românticos, seja na figura de Beethoven, com sua insurgência contra as doutrinas retóricas e tradicionais, seja no tom do discurso que adota com suas amantes, seja no argumento revolucionário com que defende o espírito criador do artista, uma lida pacífica com seus próprios demônios.

“O romantismo, tanto na literatura quanto na música, buscou a ruptura dos paradigmas racionais, uma necessidade premente de subverter a ordem da lógica. Nesse sentido, o compositor delirante se lança numa batalha para apreender as verdadeiras inspirações de um artista, justamente num país que valoriza tão pouco a cultura”, comenta Kronenberg.

Vários trechos entrecortados das composições de Beethoven são utilizados e estabelecem um elemento de costura com a condução da narrativa. Dentre as obras escolhidas estão: A Sétima e a Nona Sinfonia, Moonlight Sonata, A Grande Fuga, A Primavera, Für Elise, Egmont, e outras variações para piano.

Daniel Kronenberg - Como assistente de direção, conduziu o projeto Poeta em Cena, em parceria com a Casa das Rosas. Em cinema e TV, atuou em curtas-metragens e na minissérie A Teia (Rede Globo). É autor e intérprete do monólogo teatral O Compositor Delirante, inspirado na vida e obra do compositor Beethoven. Como Seu Molina, seu personagem clown, faz intervenções cênicas urbanas com ênfase no incentivo à leitura. Seu Molina Entrevista é um programa de entrevistas no Youtube, com convidados e temas variados (www.youtube.com/seumolina). Participa de eventos como apresentador, mestre de cerimônias e palestrante, com destaque para os projetos Pra Ler e Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca, ambos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. É também autor do bloghttp://medium.com/danielkronenberg. Atualmente, prepara a publicação de seu primeiro romance e sua primeira coletânea de contos.

Ficha técnica:

Concepção, texto e atuação: Daniel Kronenberg
Fotos: Michael Pablo Bursztein
Assessoria de imprensa: Bemelmans Comunicações

Serviço:

Espetáculo: O Compositor Delirante
Local: Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158
96 lugares

Curtíssima Temporada em julho, toda quarta, nos dias 4, 11, 18 e 25, às 21h
Ingressos: R$ 40,00 e meia-entrada.
Ar condicionado
Acesso e lugar para cadeirante
Bilheteria: 1h hora antes da sessão. Aceita dinheiro e cartão débito/crédito
Reservas: (11) 98266-4896
Duração: 45 minutos. Gênero: Comédia. Classificação: 12 anos

 
VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,16,Arte,15,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,11,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,30,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,20,featured,4,Fotografia,46,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,26,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,42,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1303,Música,113,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,58,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,20,Poesia,40,Política Carioca,142,Política Internacional,342,Política Nacional,1026,Q tem pra V,97,Rádio/TV,29,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,17,Vídeos,55,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Reestreia da peça 'O Compositor Delirante' no Espaço Parlapatões em São Paulo
Reestreia da peça 'O Compositor Delirante' no Espaço Parlapatões em São Paulo
#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.
https://2.bp.blogspot.com/-ZatZ_2WEcY8/WzTheyGE-OI/AAAAAAAARio/DPJnH2inEkEPUVS-ClTufS8Ct9nnTeWmgCK4BGAYYCw/s640/Reestreia%2Bda%2Bpe%25C3%25A7a%2B%2527O%2BCompositor%2BDelirante%2527%2Bno%2BEspa%25C3%25A7o%2BParlapat%25C3%25B5es%2Bem%2BS%25C3%25A3o%2BPaulo%2BCOMUNICA%2BTUDO%2B-%2Bfoto%2Bde%2BMichael%2BPablo%2BBursztein%2B36%2Bred.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-ZatZ_2WEcY8/WzTheyGE-OI/AAAAAAAARio/DPJnH2inEkEPUVS-ClTufS8Ct9nnTeWmgCK4BGAYYCw/s72-c/Reestreia%2Bda%2Bpe%25C3%25A7a%2B%2527O%2BCompositor%2BDelirante%2527%2Bno%2BEspa%25C3%25A7o%2BParlapat%25C3%25B5es%2Bem%2BS%25C3%25A3o%2BPaulo%2BCOMUNICA%2BTUDO%2B-%2Bfoto%2Bde%2BMichael%2BPablo%2BBursztein%2B36%2Bred.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2018/06/reestreia-da-peca-o-compositor.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2018/06/reestreia-da-peca-o-compositor.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy