Cadeirante, jornalista e humorista: Paulo Fabião em entrevista exclusiva ao #ComunicaTudo

Texto de autoria de Rafael Ferraz, jornalista, tetraplégico e autor da coluna Tetraplégicos Unidos.


Paulo Fabião apresenta o show solo de Stand Up Comedy “Esperando Sentado” em diversas casas e teatros de São Paulo

Nascido prematuro aos seis meses e meio de gravidez, e adquirindo uma paralisia cerebral por falta de oxigenação no cérebro, o cadeirante e jornalista Paulo Fabião está iniciando uma carreira de sucesso como humorista em São Paulo, capital. Longe de ser uma pessoa que se entrega e se vitimiza por sua condição física, este é um personagem ideal para a coluna Tetraplégicos Unidos, da revista digital Comunica Tudo.

Formado em jornalismo, cadeirante de nascença e contrariando expectativas, Paulo Fabião reúne um material composto por observações, vivências e opiniões adquiridas ao longo de seus 32 anos de vida, para realizar o primeiro show solo – "Esperando Sentado", que arranca gargalhadas do público em seu Stand Up Comedy. 



No show, o comediante fala das suas vivências e situações cotidianas e relata com ironia e sarcasmo, a forma mascarada e preconceituosa que a sociedade encara as pessoas com deficiência. "São situações que deveriam ser comuns para outros, como é para mim", conta o humorista.

*Rafael Ferraz - jornalista, realizou esta entrevista especial para a coluna #TetraplégicosUnidos, do Comunica Tudo.

RAFAEL FERRAZ - Você é jornalista e humorista. De onde surgiu sua vontade de escolher o jornalismo como profissão?

Paulo Fabião - Desde muito pequeno eu me apaixonei pela leitura, e consequentemente, pela escrita. Sempre gostei de contar e escrever histórias, então quando eu soube, ainda jovem, que existia uma profissão em que se escrevia histórias, não tive dúvidas em escolher o jornalismo.


RAFAEL FERRAZ  - Você fala muito bem sobre você, com um humor ácido e inteligente. Utilizando então, a sua visão, fale sobre como é ser uma pessoa com deficiência física no mundo de hoje, em um país como o nosso?

Paulo Fabião - Ser deficiente hoje é bem mais fácil do que ser deficiente no tempo dos nossos pais e avós por exemplo. Até poucas décadas atrás, o deficiente não podia sair de casa, seja por falta de estrutura e/ou por falta de informações das outras pessoas sobre como lidar com um deficiente.

Hoje a acessibilidade é bem maior (até por ser lei) e as informações são bem mais difundidas. Entretanto, ainda é pouco. Ainda vivemos em uma sociedade bastante preconceituosa em relação à questão da deficiência. O Deficiente é um grupo minoritário bem menos discutido, em comparação a outras minorias como: as mulheres, os negros e os homossexuais.


RAFAEL FERRAZ  - Sobre o mercado de trabalho, uma questão que incomoda as pessoas com alguma deficiência que têm nível superior, é o fato das empresas contratarem, por exemplo, aqueles com deficiências mais brandas para exercer funções que não exigem nível superior de formação apenas para preencher a cota. Qual é sua visão geral e sua opinião a respeito?

Paulo Fabião - É horrível! Sem cotas o deficiente não é contratado e a lei de cotas é uma grande falácia por dois motivos: empresas só querem cumprir a cota então, geralmente oferecem somente oportunidades em cargos de níveis mais baixos de intelecto, então mesmo o deficiente com graduação superior, “se quiser trabalhar” tem que aceitar ser faxineiro ou ascensorista.

Se não bastasse isso, a cota é para pessoas com deficiência, o que torna esse leque extremamente abrangente. Assim sendo, uma pessoa cadeirante compete na cota com alguém sem o mindinho apenas, e obviamente as empresas contratarão o segundo perfil, pois necessita de menos adaptações, o que é obviamente mais barato.

Então a inclusão do deficiente no mercado de trabalho é precária, pra não se dizer, mentirosa! Esse, aliás, foi um dos motivos que me fez tentar me arriscar no humor. Precisei achar alguma forma de sobreviver sem depender do mercado formal de trabalho.


RAFAEL FERRAZ  - Sobre profissionais como o humorista Geraldo Magela, "O Ceguinho", além de outros com diferentes tipos de deficiência. Como você vê a escassez dessas pessoas como atores sérios, jornalistas, apresentadores e as mais diversas profissões na televisão?

Paulo Fabião - Parte desta pergunta está respondida na questão anterior. Em relação ao humor, ele tem esse fator de diferente em relação às outras profissões: o “diferente” é visto como algo positivo. A dificuldade, o preconceito é material para se fazer piada, especialmente de si mesmo. Dificilmente uma pessoa que não sofre nenhum preconceito ou dificuldade e tem uma vida estável consegue ser um bom comediante.


RAFAEL FERRAZ  - Como você enxerga o fato de atores, por exemplo, com nanismo, atuarem em papéis de humor, negros atuando, majoritariamente como empregados, e outros atores com diferentes condições – que fogem do estereótipo tido como normal pela sociedade – em papéis secundários que diminuem a imagem dessas pessoas? Por que não há protagonismo para essa gente?

Paulo Fabião - Não há protagonismo porque ainda vivemos em uma sociedade majoritariamente preconceituosa em relação a tudo e todos que fogem do padrão elitista da sociedade e a mídia reflete a sociedade.

O negro ainda é visto como inferior, o homossexual é somente o “estereótipo da bicha afetada” e o deficiente (seja anão, cadeirante, ou até mesmo os obesos) é visto apenas como “escape cômico”, ou seja, aquele que é ridicularizado para que as pessoas possam rir.

Eu acredito que nosso protagonismo tem que partir de nós mesmos. A sociedade, e consequentemente, a mídia, não está preparada nem disposta para isso, então temos que ser protagonistas na marra.

Próximo show
Sábado - 01/09/2018 ás 21h
Rua Silva Jardim, 939 - Centro - São Bernardo do Campo/SP
Big John Bar

Saiba mais - Paulo Fabião
Paulo Fabião se apresenta em grandes palcos como o do Teatro Ruth Escobar, Teatro Ressurreição, Bar Ao Vivo Music, Bar Do Rone, Comédia Império, Beverly Hills, Sorocaba Comedy Club e Coritiba Comedy Club. Faz parte do grupo Paralamas da Comédia. Além do Rio de Janeiro, já se apresentou no litoral, interior de São Paulo e Curitiba. Também já abriu o show solo "Isso é Tudo que eu tenho" de Thiago Ventura, no Teatro Frei Caneca.
Facebook - https://www.facebook.com/PauloFabiao/
Instagram - https://www.instagram.com/opaulofabiao/
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCzlZn7KMMNI6BbAJQo31tKQ/feedc

(Via Rafael Ferraz, jornalista e autor da coluna Tetraplégicos Unidos)


VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,16,Arte,12,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,10,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,30,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,18,featured,4,Fotografia,45,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,26,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,38,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1303,Música,107,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,20,Poesia,40,Política Carioca,141,Política Internacional,340,Política Nacional,1022,Q tem pra V,87,Rádio/TV,29,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,Teatro,36,Tetraplégicos Unidos,17,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,17,Vídeos,52,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Cadeirante, jornalista e humorista: Paulo Fabião em entrevista exclusiva ao #ComunicaTudo
Cadeirante, jornalista e humorista: Paulo Fabião em entrevista exclusiva ao #ComunicaTudo
Texto de autoria de Rafael Ferraz, jornalista, tetraplégico e autor da coluna Tetraplégicos Unidos.
https://1.bp.blogspot.com/-NOybRdY5TYM/W1NRKEj_ZmI/AAAAAAAARmQ/8BXQzttUJYMhbvUndgEE-WYaNAMTYmRjwCK4BGAYYCw/s640/Cadeirante%252C%2Bjornalista%2Be%2Bhumorista%2BPaulo%2BFabi%25C3%25A3o%2Bem%2Bentrevista%2Bexclusiva%2Bao%2B%2523ComunicaTudo%2B%25285%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-NOybRdY5TYM/W1NRKEj_ZmI/AAAAAAAARmQ/8BXQzttUJYMhbvUndgEE-WYaNAMTYmRjwCK4BGAYYCw/s72-c/Cadeirante%252C%2Bjornalista%2Be%2Bhumorista%2BPaulo%2BFabi%25C3%25A3o%2Bem%2Bentrevista%2Bexclusiva%2Bao%2B%2523ComunicaTudo%2B%25285%2529.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2018/07/cadeirante-jornalista-e-humorista-paulo.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2018/07/cadeirante-jornalista-e-humorista-paulo.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy