Livro "Corrupção - O Mal do Século" será lançado esta semana em São Paulo

#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.


O especialista em estratégia, gestão de crises, finanças e combate à corrupção, Jorge Queiroz reuniu sua larga experiência na área e o conhecimento adquirido ao longo de cinco anos de pesquisa e estudo para a tese de Mestrado em Dinâmica de Sistemas na Universidade de Bergen, Noruega, onde reside atualmente, aliada á indignação enquanto cidadão que vem acompanhando de perto o colapso da nação, mais acentuadamente no decorrer dos últimos quatorze anos, para escrever o livro: “Corrupção – O Mal do Século”. A sessão de autógrafo será na quarta-feira, 3, às 18h30 na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.

A crise mundial de Wall Street em 2008; o escândalo do Mensalão no Brasil; o início da operação da Lava Jato e as manifestações populares deram outra dimensão para a corrupção. Aos poucos, a sociedade começou a enxergar que este mal gera pobreza, desemprego, exclusão social, violência, além da falta de infraestrutura: saúde, educação, segurança, transporte, saneamento básico, etc.

O estudo mostra que o problema se agravou a partir de 2005, e, em uma estatística comparando 61 países, no início de 2015, o Brasil ficou com a triste marca de ser o mais corrupto do mundo.

Para se ter uma ideia, o custo médio anual estimado da corrupção no Brasil é de R$ 69 bilhões, equivalente a cerca de 2,3% do PIB. O rombo afeta todos os níveis econômicos, por isso desperta a atenção do cidadão comum, da Academia e de grandes economistas, como Piketty, Stiglitz, Krugman, Krueger, Raj Chetty, Raghuram Rajan, Acemoglu e muitos outros.

O tema é discutido em todos os lugares. Seja em grandes fóruns ou em conversas de botequim, a conclusão é a mesma: o mundo seria muito melhor e mais justo se não existisse a corrupção. A corrupção é um crime hediondo e causa de todos os males, inclusive guerras...tira o direito à vida digna e bem-estar de toda a sociedade.

Mas como resolver um problema endêmico que está incorporado ao sistema político e empresarial há anos, chegando ao colapso do Estado nos últimos anos? Através de oito capítulos, o escritor expõe e contextualiza a corrupção, analisa o comportamento e algumas hipóteses, explica a metodologia aplicada. E, a partir de uma análise detalhada, apresenta as principais políticas recomendadas e, por último, as conclusões e sugestões de melhorias.

Ao todo, são listadas 50 propostas, que deveriam fazer parte do programa de governo de todos os candidatos na eleição deste ano. São medidas que demandam compromisso e determinação. Se adotadas, têm o poder de mudar o futuro do Brasil.

“O objetivo é apresentar à sociedade uma radiografia com sua origem, causas e efeitos, adotando a metodologia de dinâmica de sistemas, desenvolvida no MIT. Esta ferramenta, além de possibilitar a obtenção de uma visão lógica e clara do problema, permite a comunicação entre as várias disciplinas que tratam, estudam e agem sobre essa grave prática criminosa, tais como direito, administração, economia, ciências políticas, sociologia, antropologia, história e comunicação/jornalismo”, explica Jorge Queiroz.

Com uma linguagem didática e livre de ideologias partidárias, a leitura é indicada para estudiosos, legisladores, profissionais de diferentes áreas e, claro, para todo cidadão que sonha com um país melhor.

De acordo com o doutor em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Roberto Luis Troster, responsável pela apresentação desta obra, a Lava Jato está cumprindo um papel importante e tem um apoio popular.

Mas, para que tenha continuidade e não acabe sendo um evento isolado na história do Brasil, é necessário mais. Para tanto, toda a sociedade brasileira deve entender a dinâmica da corrupção, suas consequências e medidas que necessitam ser adotadas.

Em outras palavras, os brasileiros abominam a corrupção, mas a maioria pensa que é mais ou menos uma doença que faz parte do sistema e da cultura.

Tendo em vista que estamos às vésperas das eleições, a professora do Peterson Institute for International Economics (EUA), Monica de Belle, autora do prefácio do livro, explica a importância da obra neste cenário.

“Em ‘Corrupção — O mal do século’, Jorge Queiroz aborda o tema de forma holística, classificando e definindo as práticas de corrupção, analisando componentes culturais, antropológicos e psicológicos, além de esmiuçar casos específicos de corrupção”.

SOBRE O AUTOR

Jorge Washington de Queiroz é um renomado especialista em combate à fraude e corrupção com mais de vinte anos de atuação direta e solitária em alguns dos maiores, mais tenebrosos e até mesmo perigosos crimes financeiros já ocorridos no Brasil, como: (i) o desmantelamento da quadrilhada construtora Encol, que lesou mais de 42 mil famílias de clientes e 12 mil trabalhadores, envolvendo o Banco do Brasil; (ii) o bilionário rombo e quebra do Banco Santos, que lesou milhões de trabalhadores e pensionistas de grandes fundos de pensão; (iii) as ilicitudes e quebra do Frigorífico Chapecó, que envolveu o BNDES; e muitos outros. Expert em Inteligência e Estratégia, Execução e Governança, com mais de trinta anos de experiência em Gestão/ Liderança, Finanças e Jurídico, Reestruturação, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Negociação, Relações Governamentais e Gestão de Risco — administrando e gerando bilhões de reais para um grande número de partes interessadas, inclusive trabalhadores. Sua experiência inclui Exxon e Schlumberger e atuou como conselheiro, CEO, CFO e outras atribuições de nível sênior. É um dos pioneiros no segmento de recuperação de empresas no Brasil. Liderou alguns dos maiores e mais complexos processos de recuperação e gestão de crises, alguns tidos como “missão impossível”.

O LIVRO

Corrupção – O Mal do Século. Entender Para Vencer o Maior Crime Contra a Sociedade
Editora: Alta Books
R$: 46,67
Páginas: 208
Onde comprar: https://amzn.to/2Nw9fcP

CONTATOS
Linkedin
Facebook

VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,16,Arte,15,Arte Digital,17,Artigos próprios,105,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,11,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,30,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,18,featured,4,Fotografia,45,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,26,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1303,Música,112,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,57,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,20,Poesia,40,Política Carioca,141,Política Internacional,341,Política Nacional,1024,Q tem pra V,97,Rádio/TV,29,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,17,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,17,Vídeos,54,Web,45,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Livro "Corrupção - O Mal do Século" será lançado esta semana em São Paulo
Livro "Corrupção - O Mal do Século" será lançado esta semana em São Paulo
#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.
https://3.bp.blogspot.com/-Twrb638ocmc/W7I_hO163CI/AAAAAAAAR04/5urg0-X_c7E-N_t_Tt4_5R8pKXB7JKDfwCK4BGAYYCw/s400/comunica%2Btudo.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-Twrb638ocmc/W7I_hO163CI/AAAAAAAAR04/5urg0-X_c7E-N_t_Tt4_5R8pKXB7JKDfwCK4BGAYYCw/s72-c/comunica%2Btudo.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2018/10/livro-corrupcao-o-mal-do-seculo-sera.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2018/10/livro-corrupcao-o-mal-do-seculo-sera.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy