O que acontece quando negros e brancos cometem o mesmo erro? E se for mulher?

SHARE:

Texto escrito por Fábio Nogueira: aluno/professor voluntário de Pré vestibular comunitário.



A professora Joana D’arc Félix de Souza (foto acima), conhecida dentro e fora do país no meio acadêmico, serve de inspiração para muitos jovens que querem ser alguém na vida. Fomos pegos de surpresa quando a imprensa descobriu que a professora nunca estudou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Errou. Mesmo assim, seu projeto dentro da Unicamp é reconhecido mundo afora.


A imprensa foi implacável com ela. Fez de sua vida um inferno, podendo colocar em risco seus projetos acadêmicos. Exemplos recentes de ministros e governadores não tiveram a mesma repercussão, ao ponto de programações televisivas e radiofônicas dedicarem mais de uma hora para falar do caso da nobre professora.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Wilzel, escreveu no currículo Lattes que tinha feito mestrado na mesma Universidade citada pela professora Joana. A assessoria do atual governador passou a seguinte mensagem: “ele incluiu a possibilidade de aprofundar os estudos em Harvard, projeto interrompido pela campanha ao governo do Estado, em 2018, quando se encerram as inscrições para a universidade norte-americana”. Assim terminava o sofrimento do governador fluminense. O mesmo destino foi dado para os demais, incluindo o atual ministro da educação, Abraham Weintraub e a ministra Damares ao afirmar que possuía mestrado. 

Mas e a repercussão? Quase nada em comparação ao caso da professora. Um tratamento superficial foi dado pela imprensa aos políticos envolvidos. Vamos deixar na mão de Deus.

Na verdade o que vem me deixando intrigado é como a imprensa pega alguém que começou por baixo, vencendo todas as barreiras impostas para desistir no meio do caminho e ser mais uma na vida, e de uma hora para outra, desgraça a vida desta pessoa. A questão aqui é o tratamento desigual para cada caso.

Atacar uma mulher negra é fácil. Não vejo todo esse debate em torno das pessoas citadas acima. Volto a dizer: ela errou. Os outros também. No entanto, por que o tratamento tão desigual por parte da mídia? Confirma aquela máxima que a mulher negra é a ultima da pirâmide social?

Este exemplo nos dá a entender que não estamos preparados para acolher quem vem de um mundo diferente e não padronizado.
A professora Joana D’arc era mais uma a entrar para aquelas estatísticas em que o negro pode ser incluído sem a necessidade de políticas públicas de inclusão racial. Ter este olhar não filtrado impede qualquer debate de combate ao racismo, visto que a exclusão social tem seu viés racial.

Há quase duas décadas, quando as políticas de cotas raciais foram aplicadas no país, as pessoas, avessas às diversidades, passaram a ver a nossa presença como ameaça ao perder o equilíbrio de poder. Que bom que vejam assim. Se quiseres saber? Vamos ocupar outros espaços de poder e privilégios.

(Fábio Nogueira: aluno/professor voluntário de Pré vestibular comunitário)

SIGA-NOS!!!

Twitter: twitter.com/blogcomunica

Instagram: instagram.com/blogcomunica

Facebook: facebook.com/ComunicaTudo

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,17,Arte,21,Arte Digital,16,Artigos próprios,106,Artigos reproduzidos,286,Biografias,1,Cinema,11,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,11,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,31,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,25,featured,4,Fotografia,46,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,27,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1304,Música,117,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,60,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Poesia,41,Política Carioca,143,Política Internacional,343,Política Nacional,1032,Q tem pra V,98,Rádio/TV,30,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,58,Web,46,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O que acontece quando negros e brancos cometem o mesmo erro? E se for mulher?
O que acontece quando negros e brancos cometem o mesmo erro? E se for mulher?
Texto escrito por Fábio Nogueira: aluno/professor voluntário de Pré vestibular comunitário.
https://1.bp.blogspot.com/-4v6a-ValsDE/XPatSlLBz2I/AAAAAAAASV4/Rgx8JdE0i-UVS37XXG7lTbh1nBLaDYCLgCLcBGAs/s640/personalidade_joana_962.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-4v6a-ValsDE/XPatSlLBz2I/AAAAAAAASV4/Rgx8JdE0i-UVS37XXG7lTbh1nBLaDYCLgCLcBGAs/s72-c/personalidade_joana_962.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2019/06/o-que-acontece-quando-negros-e-brancos.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2019/06/o-que-acontece-quando-negros-e-brancos.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy