#MúsicaDigital - mercado fora das grandes gravadoras cresce rapidamente

SHARE:

#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.


Uma nova onda da música independente vem ganhando força, apoiada nos serviços de streaming e distribuidores digitais. Com os melhores números em 30 anos, vivemos uma verdadeira democratização musical.

O crescimento acelerado do mercado de streaming de música no mundo, e principalmente no Brasil, vem afetando positivamente a indústria fonográfica. Um setor em especial vem se destacando, o dos músicos independentes.

Em franca expansão desde 2015, muito graças ao advento do streaming, a indústria vem recuperando as receitas fonográficas dos tempos áureos e animando todos os envolvidos. Segundo a Pro-Música (associação que reúne as maiores gravadoras em atividade no Brasil), só em 2018 o mercado nacional cresceu 15% (acima dos 9,7% da média mundial) e boa parte disso graças a música independente.

Com uma taxa de crescimento até três vezes maior que os outros segmentos (35% só em 2018), hoje já representa aproximadamente 40% do mercado, o que não se via desde o começo dos anos 90. É um cenário mais que animador e que pode ser facilmente explicado.

A música hoje está concentrada no ambiente digital. É aqui que “vivem” os serviços de streaming e as fundamentais distribuidoras digitais. A internet, desde a sua origem, é concebida para ser um ambiente democrático, onde todos têm voz, sem censura e baixíssimas barreiras de entrada. Uma descrição ideal do terreno fértil para os músicos independentes do chamado Midstream (falamos mais deles aqui).

A forma como o público enxerga e consome música também favorece estes artistas. Com a opção de escolher quando, como, onde e o que ouvir, sempre a mão e a um clique de distância, remodelou o mercado e pulverizou a audiência. Cada vez menos vemos aquele cantor ou grupo que é unanimidade mundial ou nacional. Esta é a era dos nichos e todos podem buscar o seu espaço.

Por isso observamos um curioso movimento contrário ao tradicional desenvolvimento de carreira de um artista. Casos como o de Tiago Iorc, que deixou recentemente sua grande gravadora para seguir independentemente, são cada vez mais recorrentes. Muitos outros nem chegam a cobiçar o, antigamente tão desejado, contrato com as gravadoras. Focam mais em sua arte e em agradar ao menor, mas fiel público.

Porém, nem tudo são flores. Os canais estão abertos e as distribuidoras, como CD Baby e Tunecore, facilitam muito a vida do artista. Por outro lado, o trabalho continua tão, ou até mais intenso, do que sempre foi. Ser independente significa ralar mais, estar focado e antenado com as tendências, aos gostos do público, aos movimentos finos do mercado (a demanda por “feats” por exemplo) e toda uma gestão de carreira dispendiosa. Com mais artistas entrando e um ritmo frenético de lançamento de singles e EPs, se destacar não é moleza.

São nestes pontos que as grandes gravadoras devem enxergar uma oportunidade de adaptação. Cientes dos alertas que o relatório da IFPI fez (veja mais aqui), se encontram em um momento importante de transição. Existe sim um risco de o modelo atual ser extinto, e para isso precisam buscar formas de conquistar e entregar valor ao artista. Uma assessoria baseada em todo o know how e estrutura que as gravadoras possuem pode ser um dos caminhos.

A realidade é que o mercado todo está, como já dissemos, em expansão. São tempos de vacas gordas, onde todos podem sair ganhando, basta que se movimentem e saibam jogar as cartas certas.

*Eu, Marcelo D'Amico, editor do Comunica Tudo desde 2008, acabo de lançar em 44 plataformas de streaming o disco Louco Arcano Apresenta Som e Fúria. Para conhecer a obra procure por "LOUCO ARCANO" em sua plataforma ou clique abaixo:
SPOTIFY http://bit.ly/LoucoArcano
DEEZER http://bit.ly/LoucoArcano1
APPLE https://apple.co/2k2Vncv
GOOGLE PLAY http://bit.ly/2lyS39v
YOUTUBE http://bit.ly/2lIa5pG
#LoucoArcano

(Via Abramus)
 


SIGA-NOS!!!

Twitter: twitter.com/blogcomunica

Instagram: instagram.com/blogcomunica

Facebook: facebook.com/ComunicaTudo

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,17,Arte,21,Arte Digital,16,Artigos próprios,106,Artigos reproduzidos,286,Biografias,2,Cinema,11,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,14,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,12,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,1,Documentários,124,Educar,31,Ensaios,14,Entrevistas,44,Fabio Nogueira,25,featured,4,Fotografia,46,Games,3,HQ,16,In Memoriam,4,Informe,1,Jornais,27,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,25,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1304,Música,119,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,60,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Poesia,41,Política Carioca,144,Política Internacional,344,Política Nacional,1034,Q tem pra V,98,Rádio/TV,30,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,24,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,4,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,58,Web,46,
ltr
item
COMUNICA TUDO: #MúsicaDigital - mercado fora das grandes gravadoras cresce rapidamente
#MúsicaDigital - mercado fora das grandes gravadoras cresce rapidamente
#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.
https://1.bp.blogspot.com/-RlUL7X83kIE/XXwWdy-P0eI/AAAAAAAASnU/8MJu1KTx7ec-HqboZ1SsRaqReZ7d-oGDACLcBGAsYHQ/s640/Comunica%2Btudo.png
https://1.bp.blogspot.com/-RlUL7X83kIE/XXwWdy-P0eI/AAAAAAAASnU/8MJu1KTx7ec-HqboZ1SsRaqReZ7d-oGDACLcBGAsYHQ/s72-c/Comunica%2Btudo.png
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2019/09/musicadigital-mercado-fora-das-grandes.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2019/09/musicadigital-mercado-fora-das-grandes.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy