A construção da identidade coletiva: vamos falar de pretos e pretas

SHARE:

Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.

Da esq para a dir, de cima para baixo: Nelson Joaquim, Frei David, Ivone Caetano, João do Nascimento Souza, Melque da Silva com Fabio Nogueira e Rás André, Angela Borges, Amauri Mendes Pereira e Luizlinda Valois.

(Texto dedicado ao ADVOGADO, PROFESSOR e ATIVISTA: NELSON JOAQUIM)

Há quatro anos venho desenvolvendo um trabalho de campo na área da história. O trabalho se chama Conhecendo a Pequena África. Essas aulas faço para alunos de pré-vestibulares comunitários, escolas públicas e o público em geral. São trabalhos de memória material ou centros de memórias históricas, onde utilizo o uso de estátuas, prédios ou lugares físicos, onde apontam indícios da presença afro-brasileira.

Resgatando a memória e construindo outra narrativa que envolve brasileiros e brasileiras, pretas e pretos dentro do cenário narrativo, cronológico e político social. Um lugar em especial que me sinto à vontade para falar mais desse país negro e formador de opinião é o galpão da Cidadania, o Cais do Porto e em frente ao Cais do Valongo.

O galpão foi construído pelo engenheiro André Rebouças. Engenheiro Negro e abolicionistas. A sua aproximação com a família Real brasileira pode ter influenciado a participação da Princesa Isabel na luta pela emancipação dos escravizados. A ideia de emancipação para o Engenheiro André Rebouças vai além da liberdade. Estava incluindo nessa pauta políticas educacionais, trabalho remunerado e reforma agrária. Como podemos notar, ia além de somente libertar os cativos.

A História do Doutor e Engenheiro André Rebouças, junta-se a outros pensadores, intelectuais, escritores, médicos, juízes e outros (as) negras e negros que romperam com a barreira da exclusão e afirmam que outros negros podem sair também da condição de invisibilidade.

Exalto aos jovens de periferia que é possível seguir adiante e romper com círculo da invisibilidade. Antes de nós, houve na história do Brasil negros e negras que contribuíram e continuam em atividade para constar na história desse país. Somos também sujeitos históricos, políticos e contribuímos com esse país. Em minhas idas ao galpão da cidadania, afirmo que trabalhar com a memória coletiva é tarefa para poucos. Afirmar que SOMOS parte como a solução do Brasil.

Minhas afirmações expressas nesse texto partem de uma agonia e repulsa em que se encontra hoje a Fundação Palmares. Instituição feita para preservar a memória do povo afro-brasileiro, está sendo saqueada por alguém ou ser ignóbil, sem caráter e sem princípios, cuja a missão é realizar um genocídio mental e histórico do negro. Esse ser não tem vergonha de ser negro, ele tem ódio das origens africanas. O genocídio memorial é tão explicito que o desprezível mandou remover do site da fundação todas as biografias de escritores negros(as) e personalidades. É declaradamente UM CAPITÃO DO MATO.

Fundação Palmares censura biografias de lideranças negras históricas em seu site

Já dizia o poeta do morro, Bezerra da Silva, que afirmou que quando morre um crioulo, nascem dez. Ou seja: o povo preto ainda resiste contra as investidas do sistema racista.

Não perderei palavras para um ser que negarei dizer o nome dele. Que fique no anonimato. Vou valorizar aqueles que já passaram e que estão entre nós para dizer que somos parte da História.

Dedico esse texto a pretas e pretos que fazem de suas batalhas os motivos para acreditar na luta:

Melquesede da Silva_ Advogado
Ângela Borges _ Advogada
Rose Rocha_ Assistente Social e coord. PVC
Rás André Guimaraes _ Professor de História e ativista
Amauri Mendes_ Professor Universitário da UFRRJ
Renato Ferreira_ Advogado e ativista
Frei David dos Santos _ Padre Franciscano
Flávia Oliveira_ Jornalistas e economista
Joana Raphael _ Jornalistas e Ativista
Noêmia dos Santos_ Professora
Tatiana Duarte_ Vice-reitora de graduação da UCB
Jacqueline Santos_ Psicóloga
Therezinha Bello _ Assistente social
Renato dos Santos_ Professor de História e coord de Pvc
Luizlinda Valois _ Desembargadora
Ivone Caetano_ Desembargadora
Tiago Alexandrino_ Professor de matemática
Marina Ribeiro_ Socióloga
André Rebouças _ Engenheiro (in memorian)
Zumbi dos Palmares_ líder da Revolta dos Palmares
Frente Negra Brasileira _Organização política negra da década de 30
Legião Negra _ Soldados Constitucionalistas
Adelina ,a Charuteira_ Escravizada, Abolicionista e “espiã”
Luiza Mahin_ Líder dos Malês
Aos Brancos Antirracistas e demais que lutam por uma sociedade igualitária

(Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,28,Arte Digital,21,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,14,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,21,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,13,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,3,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,14,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,38,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,19,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1306,Música,127,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,64,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,3,Poesia,42,Política Carioca,144,Política Internacional,348,Política Nacional,1043,Q tem pra V,98,Rádio/TV,36,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,67,Web,53,
ltr
item
COMUNICA TUDO: A construção da identidade coletiva: vamos falar de pretos e pretas
A construção da identidade coletiva: vamos falar de pretos e pretas
Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.
https://1.bp.blogspot.com/-V9aVMUIDleI/Xuy_qSaczPI/AAAAAAAATQI/8GcsEeg2QOEXEKXy-JT7rN0vweBjzAnPwCK4BGAsYHg/w640-h480/collage.png
https://1.bp.blogspot.com/-V9aVMUIDleI/Xuy_qSaczPI/AAAAAAAATQI/8GcsEeg2QOEXEKXy-JT7rN0vweBjzAnPwCK4BGAsYHg/s72-w640-c-h480/collage.png
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2020/06/a-construcao-da-identidade-coletiva.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2020/06/a-construcao-da-identidade-coletiva.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content