Sou negro e minha educação racial foi falha

SHARE:

Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.


Quem me conhece sabe do histórico de militância pela igualdade racial. Há pouco estava vistoriando os meus arquivos pessoais e sinto orgulho de ter contribuído, de certa forma, para a implantação das políticas de cotas raciais na UERJ e depois em outras universidades. É uma experiência que nunca vou esquecer. Devo tudo isso ao pré-vestibular comunitário onde comecei a estudar no início dos anos 2000 e ao movimento social Educafro. O meu conceito de cidadania nasce a partir dessas experiências .

Não nasci no seio familiar onde o debate racial era constante. A influência patriarcal era repressora. Meu pai não era uma pessoa que pudesse elevar a autoestima (pelo menos a minha), ele repetia várias vezes aquela maldita fala que onde o preto passasse, deixaria seu registro fecal ou na entrada ou na saída, entenderam? Se dependesse do meu pai estaria reproduzindo o mesmo discurso opressor.

Desde pequeno sabia que havia algo de diferente entre negros e brancos, não tinha ideia da palavra racismo. Com o passar do tempo, na adolescência, passei a morder meus lábios com vergonha do popular beiço grande e hoje vejo quantas pessoas querem preencher os lábios para ficarem mais carnudos.

A construção do meu ideário preto foi paulatinamente sendo feito por meios de convívios de outros pretos e pretas de movimentos sociais. A construção dessa minha ideologia é feita diariamente por contatos de movimentos sociais, leituras e contribuição de outras pessoas.

Tenho quase 54 anos de idade e particularmente vejo na condição, de preto e cidadão, de repassar essa “pouca” experiência para outros e em especial para jovens pretos de periferia. Esses jovens, como eu, no passado não tinham a esperança do amanhã. Leciono história em pré-vestibular comunitário e umas das aulas que não abro mão são as aulas de História da África.

A história da África é primordial na construção da autoestima desses pretos e pretas das favelas. Não reproduzo aquela África de animais e povos exóticos, numa visão eurocêntrica. Falo da África e tudo que ele nos trouxe para o desenvolvimento da humanidade.

Ainda tenho muito que aprender. O pouco que tenho conhecimento transmito para todos. Falo da África e do preto na minha aula de campo e nos debates via redes sociais.

Estamos testemunhando manifestações de solidariedade e indignação na morte do trabalhador George Floyd, assassinato por um policial, no Estado de Minnesota. Em meio a tantos turbilhões que vem acontecendo por lá, observo algo significante que é o envolvimento de jovens ou não, negros, brancos e latinos. Há forte demonstração de uma sociedade pós-direitos civis que veio dizer bastar. Ao contrário do que acontece nos EUA, no Brasil, pouco manifesto houve por aqui. Se o morto for morador de favela, as redes sociais encarregam-se de condenar logo o morador dessa localidade. 

Não sei o que será do Brasil e do mundo depois desses tumultos. De qualquer modo, quero contribuir na formação de pretos e pretas na formação que não tive na juventude e às duras penas aprendi quando já adulto com mais de trinta anos. Ponha fé na geração de 80 para cá. Uma geração que graças as redes sociais está disposta a dividir seus direitos de brancos privilegiados que o racismo proporcionou.

(Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.)

COMMENTS

BLOGGER: 2
  1. Eu cresci achando no Brasil não havia racismo, pra mim racismo era apenas situações declaradas como o apartheid ou como nos filmes Hollywoodianos.
    Infelizmente não ouvia história dos meus ancestrais e via, não pela minha família, mas pela sociedade dominante, que tudo que era de origem preta era ruim.
    Hoje graças as ações sociais, como a Educafro, e pessoas como o professor Fábio, tenho ciência que estamos ainda em luta contra o racismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua experiência com todos. Isso é essencial.

      Excluir
DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,29,Arte Digital,21,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,14,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,9,Cultura,21,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,14,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,3,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,14,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,40,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,19,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1306,Música,128,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,4,Poesia,42,Política Carioca,144,Política Internacional,348,Política Nacional,1047,Q tem pra V,98,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,68,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Sou negro e minha educação racial foi falha
Sou negro e minha educação racial foi falha
Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.
https://1.bp.blogspot.com/-2fncjYii74U/XtkezsBBQ9I/AAAAAAAATLM/1CD2bgKaO_ITsOCLgNcIeDk6S-7KVzuFQCK4BGAsYHg/s320/fabio-nogueira.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-2fncjYii74U/XtkezsBBQ9I/AAAAAAAATLM/1CD2bgKaO_ITsOCLgNcIeDk6S-7KVzuFQCK4BGAsYHg/s72-c/fabio-nogueira.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2020/06/minha-criacao-racial.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2020/06/minha-criacao-racial.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content