Realidade Virtual, famosa nos games, ganha espaço no mundo da música

SHARE:

#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.


Mais conhecida no mundo dos games, a tecnologia de realidade virtual vem ganhando espaço no universo da música com espetáculos incríveis.

Já ouviu falar em VR? A “Virtual Reality”, ou Realidade Virtual, é um sonho antigo dos amantes de tecnologia. Desde os anos 80 a indústria dos videogames e do cinema flertam com a possibilidade de mundos inteiros criados dentro de um ambiente virtual, praticamente ilimitado.

Porém, o sonho sempre esbarrou na barreira da tecnologia. Foram necessárias décadas de desenvolvimento tecnológico para a criação de equipamentos que oferecessem uma experiência realmente imersiva. Hoje temos diversas empresas, como a Oculus, investindo e lançando seu kits de realidade virtual. Vão desde o “básico” óculos, até luvas, macacões e plataformas de movimentação.

A indústria dos games, talvez a maior do entretenimento atual, nos últimos anos desenvolveu vários jogos usando a tecnologia e impressionando as pessoas. Mesmo assim, para os jogadores hardcore, que levam a prática muito a sério, às vezes até profissionalmente, a tecnologia ainda requer evolução para permitir o nível de controle e precisão necessária em alto nível. 

Por isso a realidade virtual ainda não se tornou unanimidade. Mesmo oferecendo experiências imersivas impressionantes, talvez leve mais algum tempo para os jogadores ficarem satisfeitos. Por outro lado, a tecnologia atual já oferece uma vasta gama de opções para outros campos, como educação, cinema, medicina e, claro, a música!

O mercado musical vem experimentando pontualmente a tecnologia, principalmente entre os fãs mais jovens. Algumas opções têm sido explorados. Desde 2015, tanto o YouTube, quanto o Facebook oferecem recursos de visualização de vídeos em 360°. Começou por aí a exploração do recurso, mas ainda sem muita profundidade e sem a opção ao vivo, tão valorizada atualmente.  

Hoje já se cria um ambiente semelhante aos shows tradicionais e outros eventos em estádios (veja a demo abaixo), onde o espectador pode curtir o show tanto em modo solo, quanto social (onde pode interagir com os outros espectadores). A sensação pop, Billie Eilish, recentemente promoveu um espetáculo neste formato, com resultados divididos, pois ainda requer refinamento técnico e uma curva de aprendizado para o próprio espectador. 

Outro formato é mais aberto. Tudo pode ser criado do zero. Do ambiente até o avatar do artista e seus gestos e movimentos performáticos. Neste cenário algumas empresas florescem. É o caso da Noys VR e da Wave. A segunda é especializada na criação e promoção destes concertos e recentemente recebeu um investimento de 30 milhões de dólares para desenvolvimento do negócio. Isso mostra o interesse dos investidores e do mercado, principalmente se considerarmos o novo cenário de afastamento físico em que nos encontramos. 

Talvez a tecnologia ainda não esteja perfeita, nem acessível a toda a população, mas sem dúvida já é uma realidade e avança rapidamente para se consolidar e chegar forte ao mainstream. Provavelmente é uma ótima alternativa para as lives que se popularizaram durante a quarentena, mas que rapidamente atingiram a saturação. 

Para não ficar só no campo da especulação, confira abaixo um compilado dos melhores usos da tecnologia na música e prepare-se. Pode até não fazer parte do seu presente, mas a realidade virtual está rondando nossas vidas e vai chegar aí em um futuro muito próximo.


(Via Abramus)


COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,28,Arte Digital,21,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,14,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,7,Cultura,21,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,13,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,3,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,14,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,38,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,19,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,41,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1306,Música,127,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,64,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,3,Poesia,42,Política Carioca,144,Política Internacional,348,Política Nacional,1043,Q tem pra V,98,Rádio/TV,36,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,67,Web,53,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Realidade Virtual, famosa nos games, ganha espaço no mundo da música
Realidade Virtual, famosa nos games, ganha espaço no mundo da música
#ComunicaTudo - Criado e mantido por Marcelo D'Amico desde 2008. Revista digital de comunicação, política, notícias, artes, entrevistas e mais.
https://1.bp.blogspot.com/-AWKkNjdcV2U/XvI5epj_dXI/AAAAAAAATRs/3JZGRmGT19EU7jYahJrNU8sxMFxbeV0xACK4BGAsYHg/w640-h360/comunica%2Btudo.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-AWKkNjdcV2U/XvI5epj_dXI/AAAAAAAATRs/3JZGRmGT19EU7jYahJrNU8sxMFxbeV0xACK4BGAsYHg/s72-w640-c-h360/comunica%2Btudo.jpg
COMUNICA TUDO
http://www.marcelodamico.com/2020/06/realidade-virtual-famosa-nos-games.html
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/
http://www.marcelodamico.com/2020/06/realidade-virtual-famosa-nos-games.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content