Texto de autoria de Fábio Nogueira - estudante de história da Universidade Castelo Branco e militante da Educafro. E-mail: historiadorfabioucb.49@outlook.com
Existe um envolto de mistérios que ronda o continente africano. Um continente que no passado ajudou o mundo com invenções na cultura, na medicina e engenharia.
Hoje o que sabemos da África é uma história inventada pelos colonizadores. Na curta e maldosa história do colonizador europeu, a África era habitada por gente sem fé no coração, que adorava outros deuses que não seja aquele do cristianismo. Pessoas com hábitos diferentes e o único caminho para civilizá-los era a escravidão.
Ainda quando estava na minha adolescência, lembro-me dos livros de histórias e lia que a contribuição do índio e do negro eram contribuições supérfluas. Nada fala da contribuição desses grupos na formação social e política do Brasil. Os estereótipos que se tornaram comuns, tomaram conta do imaginário. O desinteresse sobre a história da África possibilitou justificativa para introduzir a escravidão africana e a intolerância, depois um monte de mentiras e superstições do continente a se perpetuar entre nós.
(Via Fábio Nogueira: estudante de história da Universidade Castelo Branco e militante da Educafro historiadorfabioucb.49@outlook.com)
VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email marceloaugustodamico@gmail.com
COMMENTS