Escrito por José Gomes, Escritor.
Ao longo da história houve muitas pessoas que conseguiram grandes feitos, seja na medicina, na política, na ciência ou na tecnologia. Não importa quantos anos se passaram, cada um deles ainda está vivo nas memórias de seus descendentes.
Entre estas grandes pessoas está Bezerra de Menezes, o 'Doutor dos Pobres'. Um homem que em seus anos de vida conseguiu ser uma figura muito importante no Brasil, um homem que soube enfrentar todos os tipos de adversidades para alcançar seus objetivos.
Conheça um pouco de sua fascinante história. Por que o conhecem como o Doutor dos Pobres; quais foram os seus maiores méritos e por que ele é tão amado no Brasil?
Quem foi Bezerra de Menezes
Adolfo Bezerra de Menezes, um homem que nasceu em uma pequena cidade do Ceará, no Riacho do Sangue, em 29 de agosto de 1831. Descendente de uma família de fazendas ciganas, que estava ligada à política e ao militarismo.
Seu pai foi um reconhecido tenente-coronel da Guarda Nacional, mas devido à sua posição política, sua família foi vítima de perseguição. Como resultado, ele passou por muitas dificuldades e problemas financeiros que quase o levaram à morte.
Um homem conhecido como "O Doutor dos Pobres"
Como mencionado acima, a família de Bezerra de Menezes passou por muito sofrimento. Após a morte de seu pai, em 1851, ele não teve escolha a não ser mudar-se para o Rio de Janeiro para estudar medicina.
Ele terminou sua carreira em 1865 e mais tarde foi nomeado assistente do Corpo de Saúde do Exército. Aproveitou-se da sua posição para ajudar os mais pobres e desfavorecidos, sendo amado pelos que o rodeavam.
Sua bondade era tão grande que, mesmo quando via uma mãe em agonia por ser pobre e não ter dinheiro suficiente para os remédios que seus filhos precisavam, pegou seu anel de remédios e o ofereceu como uma nota promissória para o tratamento que o filho da senhora precisava.
Bezerra de Menezes na política
Era um homem que conseguiu chegar a vários cargos políticos, desde vereador na capital fluminense até deputado provincial do Rio de Janeiro. Graças à sua posição na política, foi capaz de lutar para conseguir regulamentação no trabalho doméstico. Ele também denunciou os riscos da poluição e como ela afetou a população do Rio de Janeiro.
Bezerra de Menezes na doutrina espírita
Em 1883 iniciou sua jornada doutrinária no renomado jornal Reformador. No ano seguinte, apresentou um artigo na revista O Paiz, conhecida como "Espiritismo - Estudos Filosóficos".
Graças à sua contribuição neste setor, foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira em 1889. Naquela época foi dito que ele era o único que podia superar todas as divisões.
(Via José Gomes, Escritor)
* Sabia que tem uma oração dedicada a Bezerra de Menezes? Você pode encontrá-la em: https://oracaoja.com.br/bezerra-de-menezes/.
* Conheça também o filme sobre Bezerra de Menezes
COMMENTS