O senhor de engenho e seus capitães do mato

SHARE:

Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário


“A cadela do Fascismo está sempre no cio” - Bertold Brecht 

A filósofa norte-americana Ângela Davis afirmava que não bastava ser um não racista da boca para fora, são necessárias atitudes concretas para ser antirracista.

É fato que o Brasil avançou na luta contra o racismo, a constituição federal é clara em qualificar o racismo como crime. A luta para a qualificação do racismo como crime contra a humanidade contou com o apoio da sociedade civil, aquela com olhos singelos e empáticos. Não significa que tudo mudará como um passe de mágica. Acredito que sou da última geração que achava os adjetivos referentes ao negro como se fosse normal. Era comum e em especial nas escolas (o ambiente para trabalhar todos os tipos de preconceitos) ouvir apelidos e ofensas para a desmoralização da identidade negra. O tempo mudou, novos instrumentos foram feitos para combater o racismo e, no entanto, a obra da escravidão e a síndrome do bom escravo ainda estão entre nós ou naqueles em que a obra da escravidão está calcificada no cérebro.

Mal a semana da consciência negra passou, somos pegos com frases que talvez julgássemos vindas de pessoas incrédulas, ignorantes e sem instrução. Esquecem que o diploma pode abrir caminhos para sua carreira profissional e por outro lado, não dar o conceito de cidadania. O juiz do Estado do Pará, Ricardo Albuquerque, sente-se incomodado quando afirmamos que todos os brancos são beneficiados pela escravidão, no tocante ao sistema, este garantiu redes de gama que mesmo aqueles que se julgam antirracistas podem com certeza sentir-se protegidos.

Ele atacou os povos indígenas e africanos. Para o juiz, ele não tem culpa pelas mazelas que abrangeram esses grupos étnicos no Brasil. O processo mental desse juiz ainda está voltado para os séculos onde o país ainda estava mergulhado num sistema onde tanto os índios como os negros estavam na categoria de “coisa” ou sem sentimento.

‘Problema da escravidão no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar’, afirma procurador de Justiça 

Falta para este juiz mais conhecimento da história do Brasil para melhor compreensão. O Brasil possui sim, dívidas históricas para com esses grupos étnicos. O desdém nos mostra o quanto este cidadão é leviano.

Enquanto isso, o fiel da casa grande, o capitão do mato, o preto do senhorzinho caça ferozmente o seu povo para mostrar que é diferente ao seu senhor. Estes estão espalhados por várias esferas da sociedade. Finge-se de neutro. Vem com conversas para agradar os da casa grande e para ganhar mimos e gracejos. Este é o pior de todos.

O preto complexado faz de tudo para detonar e desmerecer os povos vulneráveis, afinal de conta ele tem que agradar o “senhorzinho”. O não trabalho de uma identidade étnica acaba sendo alvo fácil para o processamento da chamada política de embranquecimento. Esta política torna evidente que qualquer negro ou indígena, será amanhã o inimigo da própria história étnica de seu povo.

O governo de Jair Bolsonaro cumpriu, dentre outras tarefas, a diminuição do valor das demais minorias não representadas. Nomeou, junto com o secretário de cultura, um autêntico capitão do mato. Sergio Nascimento de Carvalho, nomeado para presidir a fundação Palmares (órgão do governo federal), mostrou-se de cara quem ele é. Ele, ao lado do deputado Hélio Lopes (Hélio Bolsonaro), não estão aí para a causa negra. Não contribuem em nada para buscar o melhor para o povo preto. Ofendem todas as vertentes do movimento negro. Ignoram a história do Brasil. Mas, estão para fazer o seu papel de escravo traidor e para quem estuda história, sabemos quem eram os primeiros a serem eliminados quando haviam rebeliões entre os escravizados.

Nem o irmão quer o racista Sergio Nascimento de Camargo na Fundação Palmares: “capitão do mato”

Desta vez, o sistema mostrará o devido lugar dele quando for descartado. O sistema capitalista e racista é cruel para seus paus mandados. Ambos não são apáticos.

Juiz anula nomeação de Sérgio Camargo para presidência da Fundação Palmares 

Quero que esses racistas e capitães do mato se lasquem. Quero que esses capitães do mato um dia sintam o peso do rolo opressor do sistema e sejam iguais aqueles que o dramaturgo alemão Bertolt Brecht um dia disse que, quando os perseguidos passarem a ser eliminados e seus gritos não causarem empatia e os insensíveis passarem a ser as próximas vítimas, ninguém os escutariam, porque não havia quem poderia socorrê-los .

O capitão do mato não angariavam confiança dentre os seus iguais (negros escravizados) e entre os senhores de engenhos. Este último sabia que o capitão do mato era um traidor do seu povo e um dia poderia voltar-se contra o próprio senhor para quem prestava submissão.

O movimento negro precisa parar de debater assunto secundários de âmbito íntimo. Aprofundar-se para saber o que faz não sairmos dessa inércia de desigualdade que não permite caminhar a passos mais largos e alcançarmos a verdadeira igualdade e oportunidade.

O caminho é partir de vez para o confronto com aqueles que vem há séculos nos oprimindo. Parar de exigir políticas compensatórias e fazer cumprir políticas de reparações.

Ocupar os espaços de poder e sociais, exigir que parem de matar a juventude negra que faz milhares de mães, aos poucos, definhar e perder o gosto de viver.

Estimular o estudo do povo preto, para sabermos da nossa história na construção do Brasil e aumentar a autoestima especialmente dos jovens pretos em fase de desenvolvimento de opinião e personalidade.

Torço muito para não escrever texto como esse e não encontrar na minha frente amebas que causem vergonha na luta por igualdade racial.

“Eu, entre direita e esquerda, continuo sendo preta” - Sueli Carneiro, filósofa.
 
(Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário)

SIGA-NOS!!!

Twitter: twitter.com/blogcomunica

Instagram: instagram.com/blogcomunica

Facebook: facebook.com/ComunicaTudo

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,30,Arte Digital,21,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,14,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,9,Cultura,22,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,3,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,46,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,19,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,42,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,131,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,43,Política Carioca,144,Política Internacional,350,Política Nacional,1050,Q tem pra V,98,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,70,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: O senhor de engenho e seus capitães do mato
O senhor de engenho e seus capitães do mato
Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário
https://1.bp.blogspot.com/-lbGr4ryTyIM/XepZHY4e24I/AAAAAAAASwg/P6ntBF6pu-EwL8Uc2N-mRfbC5oDTpbIcQCLcBGAsYHQ/s400/pelourinho-jean-baptiste-debret.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-lbGr4ryTyIM/XepZHY4e24I/AAAAAAAASwg/P6ntBF6pu-EwL8Uc2N-mRfbC5oDTpbIcQCLcBGAsYHQ/s72-c/pelourinho-jean-baptiste-debret.jpg
COMUNICA TUDO
https://www.marcelodamico.com/2019/12/o-senhor-de-engenho-e-seus-capitaes-do.html
https://www.marcelodamico.com/
https://www.marcelodamico.com/
https://www.marcelodamico.com/2019/12/o-senhor-de-engenho-e-seus-capitaes-do.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content