Minhas lembranças de São Paulo, a terra da garoa

SHARE:

Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.



Faz vinte anos que retornei da cidade de São Paulo. Foi seis anos que guardo com boas lembranças. Foi a primeira vez que desvinculava da minha família, um processo nada fácil. Fui para São Paulo com metas ousadas, tão ousadas que não consegui alcançar ou bater essas metas, mas lutei, como dizia Darcy Ribeiro: “Mais vale errar se arrebentando do que poupar-se para nada”.

Em São Paulo conheci lugares e pessoas incríveis que até hoje fazem parte da minha vida. Conheci os extremos da cidade, o lado soberbo da sua gente e o lado humanitário de outros.

Estava com meus trinta e dois anos, na época, quando tomei a decisão mais sábia da minha vida, quando decidi voltar a estudar. Mal tinha o fundamental completo, peguei os documentos da escola e voltei a estudar. O nome da escola era Linneu Prestes, no centro do Bairro de Sto Amaro. A princípio estava um tanto nervoso, também foram doze anos afastado do banco escolar, não tinha noção do que esperar. Finalmente volto aos bancos escolares e foi nessa escola que três professores viram algo que não conseguia enxergar em mim. Todos foram unânimes em afirmar que eu tinha de prestar exames para o vestibular e seguir a carreira acadêmica. Diga-se de passagem, minha letra era horrível e grande (até hoje são grandes).

Não esqueço os nomes desses meus professores que viram esse potencial em mim: Professor José Carlos e Edna, ambos de Geografia e Terezinha Leite, de letras. O primeiro contato que tive com a palavra socialismo foi com esses professores. O José Carlos era filiado do Partido dos trabalhadores. As professoras Edna e Terezinha Leite lutaram contra o regime militar; Dona Terezinha, salvo engano, foi guerrilheira e a professora Edna, uma militante do partido comunista. Mal eles sabiam que estavam brotando em mim os primeiros conceitos de cidadania. Terminei o ensino fundamental no ano seguinte. Saí motivado para iniciar o ensino médio.

Durante o ensino médio estudei no Colégio Estadual Alberto Conte. Foi outra experiência maravilhosa e mais professores, em especial duas, Rita Valéria Faria, de letras e Olímpia, de História, ambas me deram um incentivo enorme para me preparar para o Vestibular da USP. Ao mesmo tempo que havia pessoas sensacionais que queriam meu progresso, tive que enfrentar a oposição de pessoas próximas a mim, amigos e colegas de trabalho para deixar os estudos. Os motivos eram diversos para enfraquecer, tipo idade, como se com 30 anos fosse velho demais para estudar. Havia dois outros que alegaram que na minha idade tinha de casar e criar filhos e por fim motivos religiosos que não vou aqui entrar em detalhes. Ignorei todas as investidas negativas e fui em frente. Paguei um preço caro e não me arrependo.

Antes de voltar em definitivo ao Rio de Janeiro, lembro-me da greve geral dos professores estaduais em São Paulo. O Colégio Alberto Conte foi o único da região sul da capital que aderiu 100% à greve e o melhor da história é que a paralisação contou com apoio dos alunos e pais e de quebra fundamos o grêmio estudantil do colégio. Os motivos da greve não era só o salário. O então governador, Mário Covas, tentava por em prática seu projeto neoliberal na educação. Várias disciplinas iam ser alteradas ou a carga horária reduzida. Mesmo perdendo a batalha e não a guerra, saímos satisfeitos com a nossa atuação. Valeu o combate. Resumindo a frase do Professor Darcy Ribeiro: saímos arrebentados, mas lutamos sem torcer o braço.

Tenho outras belas e más lembranças da minha vivência em Sampa. A experiência de voltar a estudar serviu para o que sou hoje, UM CIDADÃO, quase formado em história e sem ser melhor que ninguém. Apenas saindo fora da caixa do senso comum.

Esse texto dedico aos meu professores da Escola Linneu Prestes: Terezinha Leite, José Carlos, Edna (geografia), Sueli (letras). Minhas professoras do Colégio Alberto Conte: Rita Valéria (letras), Olimpia (História - essa é a responsável por eu amar história). Os meus professores da Universidade Castelo Branco: Alba Sales, Andreia Mendes, Claudia Azevedo, Carlos Farias, Luciana Lambret e Isabel Pimentel e Renato Coutinho.
Esses professores carregarei para sempre na minha formação e lembrança.

(Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário)

COMMENTS

BLOGGER
Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,30,Arte Digital,21,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,14,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,9,Cultura,22,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,3,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,14,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,43,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,19,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,42,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1307,Música,129,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,43,Política Carioca,144,Política Internacional,349,Política Nacional,1050,Q tem pra V,98,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,68,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Minhas lembranças de São Paulo, a terra da garoa
Minhas lembranças de São Paulo, a terra da garoa
Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.
https://1.bp.blogspot.com/-zb2FJcKe7P4/Xyq9wW9Qn1I/AAAAAAAATdc/I3b_nPxOUdM-3VuNg4iMzBN1fYzuUHaGACLcBGAsYHQ/w640-h427/Imagens_da_Cidade_de_S%25C3%25A3o_Paulo_e_Zool%25C3%25B3gico_da_Capital_Paulista._%252847480340391%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-zb2FJcKe7P4/Xyq9wW9Qn1I/AAAAAAAATdc/I3b_nPxOUdM-3VuNg4iMzBN1fYzuUHaGACLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h427/Imagens_da_Cidade_de_S%25C3%25A3o_Paulo_e_Zool%25C3%25B3gico_da_Capital_Paulista._%252847480340391%2529.jpg
COMUNICA TUDO
https://www.marcelodamico.com/2020/08/minhas-lembrancas-de-sao-paulo-terra-da.html
https://www.marcelodamico.com/
https://www.marcelodamico.com/
https://www.marcelodamico.com/2020/08/minhas-lembrancas-de-sao-paulo-terra-da.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content