Por um triz a cambaleante democracia não é enterrada de vez

SHARE:

Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.


Todos vão se lembrar no dia que o Ministro do STF, o decano Celso de Mello, pediu a orientação da PGR (Procuradoria Geral da República), sob o recolhimento do celular do presidente da república para averiguação. Toda essa história baseava-se na declaração do ex-ministro da justiça, Sérgio Moro, sobre a suposta intromissão do presidente Jair Bolsonaro no comando da Policia Federal (que gerou a demissão de Moro). Quem acompanhou o caso deve se lembrar que o Ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, esbravejou contra o ministro do STF, afirmando que era um abuso de poder abrir o sigilo do celular do presidente para averiguação. O ex-general e ministro jogou semente em terra fértil para quem quisesse colher e depois entender o que ele estava falando, que esta ação teria consequências sem precedentes. Para quem entendeu, poucas palavras já bastam.

Heleno diz que não se referiu a intervenção militar no caso de apreensão do celular de Bolsonaro - G1

A jornalista da Revista Piauí, Monica Gugliano, publicou que o presidente Jair Bolsonaro tinha a intenção de intervir com tropas na Corte Máxima da Justiça do Brasil para depor os ministros do STF. Em outras palavras: golpe! Não há outra definição.


VOU INTERVIR! O dia em que Bolsonaro decidiu mandar tropas para o Supremo - Piauí

Não é novidade que o presidente da república e seus imediatos mais próximos não nutrem nenhuma simpatia pela democracia e descaracterizam tudo que a república na sua raiz trouxe para nós. Antes mesmo da corrida eleitoral, o presidente dava sinais explícitos de que se dependesse dele, o Brasil não precisaria da Democracia para ser governada. Seus filhos seguiam a mesma ideia. O deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, inúmeras vezes jogava a indireta de que se as instituições não funcionassem conforme fosse a vontade deles, “para fechar o STF basta um soldado e um cabo”.

O presidente Bolsonaro é perigo real ao nosso país. Sua política fascista está expondo todo o ódio que o brasileiro carrega dentro de si, sabendo do histórico de violência de nosso povo. Ele vem usando dos órgãos de serviço de informação para uma prática bem parecida com o Macarthismo, nas décadas de 50 e 60, nos Estados Unidos. Todos os suspeitos de práticas consideradas subversivas eram monitorados e presos. Algo semelhante vem acontecendo e o ministro da justiça fazendo vistas grossas para o problema.

Estamos a caminho de um Estado policiado? Há oito meses escrevi para o site Comunica Tudo que a casca do ovo da serpente do fascismo estava para ser rompida.

Escrevi na época: "estamos testemunhando não só o ovo da serpente, os filhotes peçonhentos já nascem venenosos e acabam contaminando todos os desprevenidos e incautos. O sinal desse veneno vem tomando proporções que faz lembrar as mesmas medidas semelhantes dos Estados autoritários da Europa Fascista".

O filhote de serpente a princípio não causa medo, sorrateiramente penetra e envenena as instituições. O que ocorre são as ameaças feitas ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal para seu fechamento. Essas duas instituições, por mais que nos desagradem, são os pilares da República; o rompimento brusco são os chamativos para a implementação do autoritarismo neste país. Se dependesse somente do atual presidente da República e seus agentes, já estaríamos sob o domínio medo. 

Continuo: “Motivos que não faltam para implantar um regime nefasto. No Brasil, nota-se o viés conservador e opressor no seio da sociedade e este discurso ecoa também nas camadas mais desprotegidas do poder público. Além da polarização política, a invenção do “inimigo” imaginário, será o pretexto para a tomada de poder. Debates sob igualdade, distribuição de renda, direitos humanos e bem-estar social serão levados como assuntos de esquerdistas. Como se esses desejos fossem realmente de esquerda. ”

A casca do fascismo foi quebrada - Comunica Tudo

Fica a pergunta: até quando ficaremos olhando tudo de braços cruzados? Quando os chamados progressistas tirarão seus glúteos da cadeira e partirão para a ação de fato?

Há lideranças natas para começar, quem sabe, articulações para que Bolsonaro saía do poder pela via do voto, isto é, caso ele aceite a derrota num cenário para reeleição. Não se esqueçam que subestimamos o candidato Bolsonaro em 2018. Antes da data, afirmávamos que Jair Bolsonaro seria o bobo da corte. Lembre-se que o presidente tem 30% de popularidade. Bolsonaro tem o dom do discurso fácil. Quem se lembra do Kit gay e da mamadeira com pênis? A mentira pegou.

Lembre-se que este ano há eleições municipais que servirão de vitrine numa eventual corrida para o segundo mandato. Lembre-se que o auxílio-emergencial é dinheiro nosso e não do governo e está sendo usado para alavancar a corrida eleitoral.

A esquerda progressista está fazendo amadorismo. A discussão hoje na esquerda é quem fez a roda ou que sexo os anjos tem. O Brasil é motivo de piada no exterior. Estamos perdendo divisas e ganhando falta de seriedade e compromisso.

O presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Augusto Heleno são os autênticos filhotes da ditadura. Ambos vivem no passado da sombra de 1964 e não acordaram desse sonho que insiste em viver em suas lembranças. Acrescente na mesma linha da ideia golpista o Ministro da Justiça e o Advogado da AGU que procuram o injustificável para legitimar o golpe. Não queremos que o pesadelo de 1964 volte e dure mais de duas décadas.

Parafraseando a atriz Regina Duarte: "tenho medo".

(Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.)

COMMENTS

BLOGGER: 1
DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nome

Anna Poulain,8,Apoemático,19,APPs,18,Arte,30,Arte Digital,21,Artigos próprios,107,Artigos reproduzidos,286,Biografias,3,Cinema,14,Citações,20,coluna S I T T A,5,Consumidor,24,Contos,14,Crônicas,9,Cultura,22,Dados estatísticos,17,Depressão Comunica,15,Diálogos,1,Diego Pignones,44,Digital,3,Documentários,126,Educar,32,Ensaios,15,Entrevistas,45,Fabio Nogueira,46,featured,4,Fotografia,49,Games,4,HQ,19,In Memoriam,5,Informe,1,Jornais,29,Jornalismo Literário,7,Língua Inglesa,1,Língua Portuguesa,26,Literatura,42,Machismo,17,Memórias de minha janela,10,Mídia,1308,Música,131,nota,9,Nota.,223,Notificando,3,Outros Blogs,2,Pablo Pascual García,1,Pensamento e Comunicação,65,Pensamentos tupiniquins,196,Pintura,21,Podcast,5,Poesia,43,Política Carioca,144,Política Internacional,350,Política Nacional,1050,Q tem pra V,98,Rádio/TV,37,Rapidinhas do Sr Comunica,29,Saúde,27,tattoo,5,Teatro,37,Tetraplégicos Unidos,19,Tirinhas,5,Tupi Guarani Nheengatu,8,Viagem,18,Vídeos,70,Web,54,
ltr
item
COMUNICA TUDO: Por um triz a cambaleante democracia não é enterrada de vez
Por um triz a cambaleante democracia não é enterrada de vez
Texto escrito por Fabio Nogueira, estudante de história e professor voluntário de pré vestibular comunitário.
https://1.bp.blogspot.com/-xJehJUo_9Sk/XzMSg92sR8I/AAAAAAAATgg/B_V7ZhoBqKM_4fpF9wu2p6VJTjobsaOAgCLcBGAsYHQ/s640/Comunica%2Btudo.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-xJehJUo_9Sk/XzMSg92sR8I/AAAAAAAATgg/B_V7ZhoBqKM_4fpF9wu2p6VJTjobsaOAgCLcBGAsYHQ/s72-c/Comunica%2Btudo.jpg
COMUNICA TUDO
https://www.marcelodamico.com/2020/08/por-um-triz-cambaleante-democracia-nao.html
https://www.marcelodamico.com/
https://www.marcelodamico.com/
https://www.marcelodamico.com/2020/08/por-um-triz-cambaleante-democracia-nao.html
true
4187826622770269860
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content